Polícia Militar prepara efetivo para atuar durante as provas do ENEM em todo o Amazonas

By -
Cel. PM Marcus Frota

Cel. PM Marcus Frota

A Polícia Militar do Amazonas intensifica os últimos preparativos da Operação Especial Enem 2015 com vistas para o exame das provas marcado para ocorrer nos dias 24 e 25, sábado e domingo. Em todo o Amazonas estão inscritos 172.623 candidatos segundo o MEC, que prestarão exame no próximo fim de semana em 55 municípios incluindo a capital.

A atuação do efetivo da Polícia Militar segue determinação do Comandante Geral da PM CEL PM Marcus Frota que determinou um acompanhamento policial intensivo nos locais onde serão realizados os exames, com a finalidade de manter a ordem e a segurança, “Disponibilizamos um efetivo considerado para esse fim, que é de promover a segurança das provas e também dos estudantes e pessoas em geral que vão tentar vaga nas universidades através do ENEM e a presença da Polícia Militar é de fundamental importância, frisou Frota.
Os preparativos para a segurança e lisura do concurso iniciaram com a primeira reunião de alinhamento realizada pelo Ministério da Educação no dia 26 de Abril em Brasília. Outras reuniões foram realizadas pelo MEC em São Paulo e Recife com vistas para o planejamento do ENEM, um dos mais concorridos do País.
A Polícia Militar é responsável pela escolta das provas desde o desembarque ocorrido no dia 14 de outubro até os locais onde serão realizados os exames. Desde o dia 14, a corporação deu início ao acompanhamento das provas para os municípios do interior. O primeiro a receber as provas para os exames foi o de Tabatinga, distante 1.108 km de Manaus. Em Novo Airão, na região metropolitana de Manaus se completa na próxima sexta-feira (23) a etapa de entrega das provas.
O efetivo que será empregado para a realização das provas do ENEM 2015 é de 826 Policiais Militares que estarão atuando nos 55 municípios nos dois dias de provas. A PMAM conta com a parceria do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Correios, SAMU e Manaustrans.
De acordo com o TC PM George Feitosa, Coordenador da Seção do Estado Maior Geral de Planejamento e Operações – PM03, por conta dessa parceria é previsto um exame tranqüilo e transcorrendo normalmente por conta da gestão integrada com esses órgãos.
O oficial também sustenta que o trabalho nos 55 municípios se assemelha a operações já desenvolvidas com êxito pela instituição, um exemplo são as eleições que ocorrem a cada dois anos e que conta com a atuação da Polícia Militar.
Na segunda-feira (26) inicia a etapa de recolhimento das provas e embarque das mesmas para o Rio de Janeiro, etapa que também envolve grande parte do efetivo. Denominada “Operação Reversa”, essa etapa da Operação Enem já rendeu ao Amazonas o primeiro lugar por dois anos consecutivos na entrega das provas para a central do MEC no Rio de Janeiro, fato que a coordenação espera repetir esse ano.

Roberto Brasil