Polícia Militar monta esquema de segurança para a celebração de Corpus Christi

By -
O evento terá início às 17h com missa que será realizada na Praça do Congresso (Foto: Bruno Kelly)

O evento terá início às 17h com missa que será realizada na Praça do Congresso (Foto: Bruno Kelly)

A Arquidiocese de Manaus realiza, nesta quinta-feira (4), a celebração de Corpus Christi, festa religiosa que comemora o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A celebração reúne a cada ano milhares de fiéis católicos. Em 2014, o evento teve a participação de 50 mil pessoas. Para garantir a segurança do público, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) preparou um esquema de segurança desde a concentração do público até a dispersão dos mesmos no fim do evento, denominada Operação Corpus Christi.

O evento terá início às 17h, mas às 13h, a PMAM estará com suas tropas montadas para receber os fiéis na concentração, para a missa que será realizada na Praça do Congresso, localizada no Centro de Manaus. O aparato de segurança abrange patrulhamento a pé e motorizado nas adjacências do local da celebração, corredores viários, terminais de ônibus e demais locais do Centro onde houve concentração de pessoas.

Para o evento, a PM envolverá policiamento das unidades operacionais do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento Especializado (CPE) e unidades administrativas da Polícia Militar. As ações serão integradas com os órgãos do Sistema de Segurança Pública e demais órgãos envolvidos na operação.

O esquema de segurança montado será distribuído da seguinte forma: nas adjacências e concentração do evento com rádio patrulhamento a pé e motorizado, além do policiamento velado, empregado pela equipe de inteligência da PMAM que estará, também, antes da celebração fazendo levantamento prévio de possíveis grupos isolados que visem promover desordem, depredação e outras ameaças, esses policiais militares sem farda, atuarão em toda a programação de Corpus Christi.

De acordo com a programação, logos após a missa, a tropa montada, por terra e pelo ar, acompanhará os fiéis em um percurso a pé, iniciando na frente do IEA, na rua Ramos Ferreira, seguindo na Luiz Antony, 10 de Julho, avenida Sete de Setembro e finalizando na rua Eduardo Ribeiro  com a Adoração Eucarística.

Para o padre Nelson da Silva, capelão da Polícia Militar, o trabalho da PMAM na celebração de Corpus Christi é de suma importância. “É a Polícia Militar quem garante a questão da paz e a harmonia, já que no evento há um fluxo muito grande de pessoas, ao mesmo tempo, que cumpre seu papel de estar junto à população em um momento tão importante para a igreja Católica, onde Jesus Cristo nos deixa claro que é o Pão da Vida”, disse o capelão da PMAM.

De acordo com o comandante do CPM, tenente-coronel PM Franclides, o objetivo da operação é executar policiamento ostensivo, garantindo a segurança dos fieis católicos. “Em toda a celebração de Corpus Christi, a Polícia Militar estará presente com suas unidades operacionais ostensivas e especializadas monitorando, principalmente, com o policiamento velado, qualquer ato infracional de furto, de roubo e qualquer desrespeito e atentado à integridade física de qualquer cidadão que esteja participando do evento”, informou o coronel Franclides.

Roberto Brasil