Polícia Militar deflagra Operação ‘Águia 10’ nesta sexta-feira (11)

By -

operacao-aguia-10_03A Polícia Militar do Amazonas deflagra nesta sexta-feira (11 de dezembro), às 21h, no Complexo do Quartel do Comando Geral, bairro Petrópolis, zona Sul da capital, a 10ª Edição da ‘Operação Águia’, em atendimento à determinação do Comandante Geral Coronel PM Marcus Frota e Subcomandante Coronel PM Rubens de Sá.

A Operação será desencadeada na capital e municípios da Região Metropolitana e contará com o apoio dos Comandos de Policiamento das Áreas Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro-Sul e Centro-Oeste, além dos Batalhões da Força Tática, Guardas, Choque, Trânsito e Rondas Ostensivas Cândido Mariano (ROCAM), que utilizarão todos os processos e modalidades de Polícia Comunitária.

De acordo com o Comandante Geral, Coronel Marcus Frota, a principal preocupação da instituição é prevenir a população aos riscos de ação criminosa por parte de infratores, em razão da movimentação natural que ocorre nos fins de semana. “Daremos, como a cada semana, continuidade às nossas metas de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos, prevenindo e reprimindo crimes contra o patrimônio e contra a vida, além de preservar e manter a ordem pública na capital e demais municípios”, assegurou o Coronel Frota.

O trabalho envolverá também a tropa operacional de Policiamento Ambiental (CPAmb), além do reforço do efetivo da capital das unidades administrativas, academia de polícia e centro de formação de praças.

A PMAM ressalta que o comboio itinerante, composto por cerca de 10 guarnições de viaturas dos Batalhões da ROCAM, Comando de Operações Especiais (COE), CANIL, CHOQUE e Força Tática percorrerão diversos pontos da capital considerados de mancha criminal nessa sexta-feira, sábado (12) e domingo (13).

Terão especial atenção todas as entradas e saídas da capital, além de desenvolvidas ações como “Cadeado”, para monitoramento dos ramais e adjacências das unidades prisionais e “Catraca”, para abordagens a coletivos. Os trabalhos dessa edição prosseguem até a próxima quinta-feira (17 de dezembro).

Até o mês de novembro deste ano, as ações operacionais da PMAM, resultaram na detenção de 10.045 pessoas; a apreensão de 808 armas de fogo; a recuperação de 2.329 veículos e 9.858 pessoas conduzidas aos distritos policiais.

A Polícia Militar destaca que além do número 190, a população tem à sua disposição o aplicativo InforMe, para ajudar a polícia e denunciar crimes. A ferramenta está disponível na Play Store do Google e pode ser baixada gratuitamente por usuários de dispositivos móveis que utilizem o sistema operacional Android. O cidadão pode ainda acessar as mídias sociais da instituição na internet (Facebook e Twitter).

Roberto Brasil