Polícia Militar deflagra 5ª edição da ‘Operação Águia’ na capital e interior

By -

operacao-aguia-01A Polícia Militar do Amazonas, obedecendo à determinação do Comandante Geral Marcus James Frota e Subcomandante Rubens de Sá, deflagra nesta sexta-feira, dia 6, a Operação ‘Águia V’, em Manaus e municípios da região metropolitana. As ações policiais para prevenir e combater a criminalidade prosseguem até a próxima segunda-feira (9 de outubro).

operacao-aguia-03Em face da realização de diversos eventos e festividades que comumente ocorrem no fim de semana na cidade e na movimentação de pessoas entre os municípios localizados no entorno de Manaus, torna-se necessária a ampliação das ações de segurança para a população.

operacao-aguia-04“A população como já é de conhecimento, pode esperar nessa edição um policiamento de excelência e poderá aproveitar com tranquilidade o fim de semana e as festividades que acontecerão. Terão foco as áreas comerciais, áreas residenciais, bancárias, de grande movimentação de pessoas e os principais acessos de entrada e saída da capital e de municípios da região metropolitana de Manaus prevenindo a criminalidade”, assegurou Marcus Frota.

A PMAM vai empregar seu policiamento ostensivo e aparato logístico como viaturas quatro e duas rodas, e apoio dos demais órgãos do Sistema de segurança Pública, para manter a ordem e o respeito ao meio ambiente, objetivando conter as ocupações desordenadas dos espaços públicos por vendedores ambulantes.

operacao-aguia-02A instituição também atuará na prevenção de crimes como furtos, roubos, depredação do patrimônio, vias de fato, porte ilegal de armas de fogo, tráfico, porte de entorpecentes e armas brancas, infrações de trânsito, homicídios e outros que resultem na perturbação da ordem pública e ameaça a paz social. 

operacao-aguia-05Números da ‘Águia 4’

A 4ª edição da Operação resultou na abordagem de 13.156 veículos (carros, ônibus coletivos, táxis, mototáxis, e caminhões) e 25.139 pessoas. Como reflexo das ações destacaram-se a fiscalização de 231 bares e similares; a apreensão de (09) nove armas de fogo; (33) trinta e três veículos recuperados. Foram apresentadas nos Distritos Integrados de Polícia – DIP’s (90) noventa pessoas, dessas (25) vinte e cinco foram presas em flagrante e (07) sete assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrências – TCO’s.

O Comando de Policiamento Ambiental apreendeu 31,5 metros cúbicos de madeira serrada, cerca de 860 kg de carvão vegetal ilegal, além do resgate de um jacaré e a destruição de um forno de carvão no ramal do Sinhá, Km 17,da BR 174.

Roberto Brasil