Pneus que andam de lado podem ser instalados em qualquer carro

By -

pneus-que-andam-de-ladoWilliam Liddiard criou pneus que permitem ao Toyota Echo dele se mover em qualquer direção, girar 360 graus e se encaixar em uma vaga de estacionamento.

Rodas omnidirecionais não são novidade: você pode encontrá-las em empilhadeiras que precisam manobrar em armazéns lotados, por exemplo. Mas Liddiard afirma ao site Inverse que estes pneus omnidirecionais podem ser instalados em qualquer carro, e não precisam de um veículo especificamente feito para eles.

O inventor canadense, que trabalha como motorista de caminhão em Londres, diz que vem trabalhando neste projeto – chamado “Liddiard Wheels” – há três anos.

Ele não informa detalhes sobre a tecnologia por trás dos pneus, mas outras rodas omnidirecionais funcionam com pequenos discos ao redor da borda externa, permitindo que ela deslize para os lados, bem como para a frente e para trás.

liddiard-wheelsOs pneus recebem torque com intensidade de 32.500 newtons-metro, mas Liddiard diz que o carro não precisa de tudo isso.

Ele afirma que os pneus são “projetados para serem usados em todas as condições meteorológicas e de estrada” – mesmo sem os sulcos que aumentam a aderência da borracha ao asfalto.

O inventor lembra, no entanto, que estes pneus são apenas uma prova de conceito, e está à procura de uma empresa que queira licenciar a tecnologia ou fazer parceria para lançá-la no mercado. Liddiard solicitou patente para esta invenção “em vários países”.

Por mais que estes pneus não possam ser utilizados em todo e qualquer carro, talvez eles tenham aplicações de nicho. Liddiard diz ver potencial em áreas como “movimentação de materiais, robótica móvel, mobilidade pessoal e carros autônomos”.

(Com Gizmodo Brasil)

Roberto Brasil