PMs buscam desaparecidos em Reserva do Uatumã e encontram garimpeiros explorando minério ilegalmente

By -
Os seis infratores foram pegos com armas de fogo

Os seis infratores foram pegos com armas de fogo

Desde a última segunda-feira (18), equipes de busca e resgate da Polícia Militar do Amazonas procuram por um grupo de nove pessoas que está desaparecido há mais de 70 dias na floresta amazônica, ao norte da capital amazonense.

O Tenente PM Paulo Sérgio Cordeiro da Companhia Independente de Cães (Cipcães) comanda uma equipe de seis policiais militares que conduzem três cães policiais especialistas em busca e resgate de pessoas desaparecidos. Para garantir o suporte operacional em termo de segurança, mais quatro policiais militares da Companhia de Operações Especiais (COE) da polícia militar também foram enviados ao local de busca.

garimpo-ilegal-pmam-02Nesta sexta-feira (22) as equipes retornaram para o ponto de onde partiram em Presidente Figueiredo, município localizado a 107 km ao norte de Manaus. No local das buscas foram flagrados seis garimpeiros que exploravam minério ilegalmente. Todos foram detidos pela polícia militar e duas armas de fogo foram apreendidas, um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 20.

Até o momento nenhum dos desaparecidos foi localizado. As buscas estão concentradas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, localizada na área que compreende os municípios de São Sebastião do Uatumã e Itapiranga, onde o grupo desapareceu.

Ao longo desta semana uma nova logística será montada e as equipes do Corpo de Bombeiros e das Polícias Militar e Civil devem retornar a região.

Roberto Brasil