PM realiza exposição de produtos e serviços da zona norte

By -

JOJE-MELO-NOVAS-VIATURAS-blogdafloresta02Até o dia 28 (terça-feira) de abril, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realiza no Shopping Manaus Via Norte (avenida Arquiteto José Henriques Bento Rodrigues, nº 73.760, bairro Nova Cidade, zona norte) uma exposição de seus produtos e serviços com o objetivo de mostrar à sociedade a importância de órgão do Sistema de Segurança Pública, que neste ano completa 178 anos.

No espaço de cinco dias, o público conhecerá a Polícia Militar operacional e a de ação social e educacional, que tem implantado em sua estrutura organizacional variada opções de assistência social, educação infanto-juvenil, entre outras atividades com foco em medidas que educam e orientam jovens, crianças e adultos.

O evento está em sua 18ª edição e já foi realizado em todas as zonas urbanas de Manaus, sempre despertando na população o interesse nas amostras retratando a rotina da Polícia Militar em suas atividades operacionais de policiamento através da Força Tática do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Choque, Rondas Ostensivas Candido Mariano (Rocam), Companhia de Cães, Regimento de Patrulhamento Montado (RPMont), Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), Grupamento de Radio Patrulhamento Aéreo (Graer), unidades do Comando de Policiamento Especial (CPE).

Os projetos educacionais, sociais e de formação da consciência cidadã da Polícia Militar estarão na exposição e entre estes se destaca o Programa Vitória Régia desenvolvido pelo Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o Programa Formando Cidadão. Farão parte da Exposição também o Comando de Policiamento do Interior (CPI), a Diretoria de Saúde, Banda de Música, o Ronda Maria da Penha do Comando de Policiamento da Área Norte (CPANorte), e demais unidades administrativas da Polícia Militar do Amazonas.

Histórico – A Polícia Militar do Amazonas tem sua origem no dia 4 de abril de 1837, por ordem do governador colonial do Grão Pará, General Soares d’Andréa, como Guarda Policial para defender o povo da antiga Capitania de São José do Rio Negro, embrião do atual Estado do Amazonas, das investidas violentas dos integrantes da Cabanagem, movimento revolucionário civil que agitou a Amazônia no período da Regência antecessora do Segundo Reinado entre 1831 e 1840. O primeiro efetivo da então Guarda Policial foi de 1.339 homens que ficaram sob as ordens do 1º Comandante da instituição, Tenente Coronel de Artilharia Albino dos Santos Pereira.

A corporação foi conhecida ao longo de sua história como Guarda Policial, Corpo Policial, Batalhão Militar de Segurança, Regimento Militar do Estado, Batalhão Militar e Força Estadual. O nome Polícia Militar do Amazonas foi oficializado no dia 14 de novembro de 1938 e se mantém até os dias atuais.

A Polícia Militar participou ativamente dos grandes e excepcionais eventos políticos sociais do Brasil nos séculos 19 e 20, como a Ação em Canudos, a Conquista do Acre e como integrante brasileira dos Aliados na 2ª Guerra Mundial. Atualmente, a Polícia Militar do Amazonas é composta por aproximadamente 10 mil homens e mulheres distribuídos em todos os municípios do Estado do Amazonas.

Roberto Brasil