PM intensifica operações policiais neste fim de semana na capital e no interior

By -

operaçao-volta-segura-pm-03A Polícia Militar do Amazonas intensificará as operações policiais militares de segurança para proteger os cidadãos amazonenses neste fim de semana. A Operação Espectro, desenvolvida com a participação integrada dos órgãos estaduais do Sistema de Segurança Pública vai dar continuidade às suas atuações por todas as zonas oeste e centro-oeste de Manaus em locais definidos para patrulhamento, sobretudo, nos bairros Alvorada e Compensa, trabalhando pela redução de homicídios nestes locais.

Dentro desta operação de grande porte, o policiamento ostensivo se multiplicará nesta sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26), em horários intercalados, efetuados pelos integrantes do CPA Oeste, equipes da 8ª e 10ª Companhias Interativas Comunitárias e conta com o apoio, ainda, da Companhia de Operações Especiais (COE) e a da fiscalização do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb).

Paralelamente, o Comando de Policiamento Metropolitano desenvolve em parceria com o Detran/AM, a Operação Select, originada de uma ação conjunta entre o Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Manaus, executada pelo efetivo dos Comandos de Policiamento de Áreas (CPAs), policiando bares, casas noturnas e similares estabelecidos nas seis zonas urbanas da cidade.

Também terá continuidade a Operação Vitória Régia, fazendo operacionalização nas principais vias de entrada e saída dos municípios da Região Metropolitana com patrulhas empenhadas na fixação de barreiras nas vias de acesso e saída de Manaus e patrulhamento a pé e motorizado nas cidades de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Iranduba, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Careiro Castanho. Tendo como coordenador o coronel PM Frota, comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI), a Operação Vitória Régia visa maximizar os efeitos da segurança pública nestas áreas de grande movimentação do Estado.

Ainda no interior, a Polícia Militar mantém a Operação Z-Zéu combatendo o tráfico de drogas nas cidades de Manicoré, Humaitá e Apuí, Operação Envira/Itamarati, protegendo as comunidades de Eirunepé, Envira e Itamarati, além de participar efetivamente com o efetivo Do 8º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Tabatinga da Operação Fronteira Segura III, ao lado da Força Nacional de Segurança.

O CPE mantém a Operação Muralha, com policiamento especializado nas modalidades patrulhamento e permanência no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM) e Operação Visibilidade em conjunto com o COM, além de policiamento nos jogos do Campeonato Amazonense de Futebol, no 34º Aniversário do bairro Cidade Nova, sábado (25).

Envolvido nas Operações e apoiando as iniciativas de policiamento da Polícia Militar, o Comando de Policiamento Ambiental executa com prioridade policiamento preventivo-ostensivo na fiscalização ambiental de apoio ao Ibama em Boca do Acre.

Para o comandante-geral da PMAM, todas as operações especiais e policiamento de rotina vão ganhar um impulso maior com a chegada das 70 viaturas, entregues na manhã desta sexta-feira (24) pelo governador José Melo. “A Polícia Militar já começou a receber os recursos que foram planejados pelo Governo do Estado e temos certeza que os resultados serão apresentados à altura. Nosso trabalho de preservar e proteger os cidadãos e o patrimônio público serão executados com a excelência que a PM costuma apresentar”, disse o comandante.

Estas operacionalizações consideradas especiais e são independentes do policiamento de rotina que a Polícia Militar desenvolve por todo o Estado. Elas ainda receberão reforço de militares escalados para dar segurança em grandes eventos do fim de semana em Manaus, como o Concurso Público da Secretaria de Segurança a ser realizado no domingo (26), Campeonato Amazonense de Futebol e nos festejos do aniversário da Cidade de Itacoatiara no sábado (25).

Roberto Brasil