Plantação de Açaí Jussara avança em Caapiranga

By -

açai-jussara-blogdaflorestaDa Redação – Conhecido como o maior produtor de Cará e Batatas do Amazonas, o município de Caapiranga (distante 147 quilômetros de Manaus) agora entrou de vez na produção de Açaí.

Tradicionalmente o estado do Pará é conhecido por ter um produto de maior aceitação popular. O produto paraense ganhou fama internacional, sendo comum em todo o país agora notar-se a presença de quiosques que vendem o fruto típico da região norte.

No Amazonas, o município de Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus) também notabilizou-se por produzir um Açaí de primeira qualidade, sendo considerado como o melhor do estado. A partir da década de 80, o município de Anori (distante 195 quilômetros da capital amazonense) também começou cultivar o fruto, que segundo os especialistas se reveza com o de Codajás como os melhores do Amazonas.

Por sua vez, está sendo cultivado em Caapiranga o Açaí da espécie Jussara que vive agora seu apogeu da colheita, tendo começado em janeiro e se estende até o fim de maio. Trata-se de um produto riquíssimo em ferro e em outros minerais essenciais para a vida do ser humano.

O principal incentivador para que se produzisse Açaí no município é o vice-prefeito Joaquim Sobrinho ( PCdoB) que acredita que os produtores de Cará e Batata podem muito bem fazer o plantio das palmeiras nas margens ou no centro dos terrenos, aproveitando melhor o uso da terra. “O Açaí Jussara é o melhor que existe, por ser o preferido dos nutricionistas e esportistas, acredito que a partir do cultivo da palmeira, Caapiranga vai sofrer uma verdadeira revolução econômica na região, e o poder publico municipal esta ai para apoiar todas iniciativas, e o cultivo do Açaí é sem sobra de duvida uma alternativa de lucro certo para quem investir no cultivo dessa palemira amazônica”, finalizou Joaquim Sobrinho. (Texto e Foto: Kennedy Lyra)    

Roberto Brasil