PF apreende 12 toneladas de pirarucu ilegal, em Tefé

By -

O pirarucu é considerada uma espécie sob risco de extinção (Imagem: Divulgação)

A Polícia Federal no Estado do Amazonas durante fiscalização de rotina na tarde desta sexta-feira (17), prendeu duas pessoas em flagrante pelos crimes de pesca proibida e receptação, previstos no art. 34 da Lei Ambiental (9.605/98) e Código Penal Brasileiro. A abordagem foi realizada no Rio Solimões, município de Tefé.

Durante ação policial foi apreendida uma embarcação transportando ilegalmente 12 toneladas de Pirarucu, espécie de peixe ameaçada de extinção, os quais também não possuíam lacre de origem e seriam comercializados na cidade de Santarém, no Pará. Os presos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal e após a audiência de custódia à disposição da Justiça.

A Polícia Federal através da ação reafirma seu compromisso com a defesa do meio ambiente e da Amazônia, conforme determina o Art. 225 da Constituição Federal e tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário. Ressaltando que os crimes contra a fauna já levaram à extinção centenas de espécies, o que configura uma perda não só para o Brasil, mas também para toda a humanidade.

Qualquer pessoa pode denunciar a ocorrência de crime ambiental à Polícia Federal no Estado do Amazonas através dos telefones (92) 3655-1515 / 3655-1517. 

*Com informações da assessoria

Roberto Brasil