Pesquisador do Amazonas assume a coordenação nacional da Rede Unida

By -

informa-blogdafloresta2014

“Ver com novos olhares a saúde pública brasileira, fortalecer o nosso sistema único de saúde e pensar na formação dos profissionais da área. São algumas de nossas missões à frente da Rede Unida, uma instituição muito atuante e comprometida com a saúde no Brasil e que temos a honra de fazer parte”, disse o novo coordenador nacional da Rede Unida, o professor doutor Júlio Schweickardt, pesquisador do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz), com sede em Manaus.

A eleição foi realizada em assembleia geral no 12º Congresso Internacional da Rede Unida, na noite desta quarta-feira (23), em Campo Grande (MS). A chapa “Rede Unida – Rede Viva”, capitaneada por Júlio César Schweickardt, foi eleita por unanimidade para coordenar no período de 2016 até 2018. Dentre os muitos desafios, a nova coordenação tem como meta organizar a 13ª edição do congresso que já tem sede confirmada: Manaus (AM).

Segundo Schweickardt, apesar do próximo congresso ser realizado apenas em 2018, já está sendo montado um grupo de trabalho em Manaus para planejar o evento científico que reúne, em média, 4 mil pessoas. “Existe uma grande expectativa para a realização do congresso internacional em Manaus, sobretudo pela diversidade cultural da região e pelas experiências científicas e de vida que os encontros da Rede Unida sempre proporcionam”, afirmou o novo coordenador nacional.

Em novembro do ano passado, a Seção Regional Norte da Rede Unida realizou seu encontro regional em Manaus, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “Esta experiência foi muito importante para nós e serviu como preparatório para este grande desafio que será realizar o internacional em Manaus, já que não se trata de um congresso nos moldes tradicionais e que prima pela diversidade e pela pluralidade dos saberes”, concluiu.

Além de cumprir a conclusão do processo eleitoral, a assembleia geral também serviu para aprovar a prestação de contas do período de 2014 e 2015 sob a gestão do professor-doutor Alcindo Antônio Ferla (UFRGS), que foi analisada e validada pelo conselho fiscal e apresentada aos membros.

O 12º Congresso Internacional da Rede Unida aconteceu entre os dias 21 e 24 de março, na cidade de Campo Grande (MS).

Mario Dantas