Pesquisa elege Manaus como cidade que mais avançou em qualidade de vida

By -
"Fico muito feliz em receber este prêmio, que analisou indicadores das atuais gestões de todo o País", afirmou Artur Neto

“Fico muito feliz em receber este prêmio, que analisou indicadores das atuais gestões de todo o País”, afirmou Artur Neto

Manaus recebeu dois prêmios de “cidade com melhor qualidade de vida”, títulos concedidos no ranking “As melhores cidades do País”, criado pela Revista IstoÉ e divulgado na noite desta quinta-feira, 17, em São Paulo. O prefeito Arthur Virgílio Neto recebeu a premiação e, durante a solenidade, disse que o título é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito nos últimos anos na capital do Amazonas. 

artur-neto-cidade-do-brasil-02O levantamento foi feito pela consultoria Austin Ratings com base em cerca de 500 itens e elaborado após análise de todas as 5.565 cidades brasileiras. A pesquisa, coletada durante os últimos cinco meses, cruzou dados de todos os municípios brasileiros para identificar as ações que transformaram o discurso das campanhas eletivas em práticas de sucesso nas atuais gestões municipais.

“Fico muito feliz em receber este prêmio, que analisou indicadores das atuais gestões de todo o País. Tenho plena consciência que ainda precisamos avançar muito, mas é preciso reconhecer as melhorias em nossa cidade. Manaus está diferente do que era no início de 2013 e isso é inegável. Este ranking comprova que estamos no caminho certo. A IstoÉ reconheceu Manaus duas vezes: maior qualidade de vida entre as cidades de grande porte e melhor nacionalmente. Ou seja, analisando dois anos e oito meses, fomos a que mais avançou neste item dentro das 5.565 cidades do Brasil”, disse o prefeito.

Para montar o ranking foram escolhidos quatro pilares fundamentais no bom desempenho de cada município: políticas públicas, indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais. “Esse estudo é inédito tanto pela amplitude das cidades pesquisadas quanto pela variedade dos indicadores que são analisados”, disse Alex Agostini, o responsável pela coleta e análise dos dados na Austin Ratings.

Caco Alzugaray, presidente executivo da Editora Três, responsável por publicar a IstoÉ, afirmou que esta é uma nova ferramenta para medir a real situação do País e excelência aos mais competentes gestores brasileiros. “Temos que lembrar que é um momento difícil para as gestões públicas por conta das dificuldades do País. As primeiras e mais duras cobranças são sempre nos municípios. Por isso, é preciso destacar os bons exemplos para evitar que os melhores sejam colocados no mesmo barco dos demais. Estes prefeitos merecem todas as honras e palmas”, disse.

A lista das “Melhores Cidades do Brasil” teve como base indicadores extraídos de fontes primárias, como relatórios atuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), ou mesmo dados finais do Ministério do Desenvolvimento, que foram primordiais para apurar o ranking da publicação.

Roberto Brasil