Permissionários do Mercado Adolpho Lisboa recebem orientações do Ipem

By -
 MERCADO ADOLPHO LISBOA

MERCADO ADOLPHO LISBOA

A Prefeitura de Manaus, por meio da Subsecretaria Municipal do Centro Histórico – Subsemch começa nesta segunda-feira, 22, o 1º Ciclo de Palestras de 2015, com os permissionários do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro. A ação faz parte das mudanças que vem sendo implementadas pela Comissão Gestora do Mercado Municipal, criada para realizar ajustes tanto na infraestrutura do prédio, quanto na qualificação profissional dos trabalhadores.

“Iniciamos alguns ajustes no Adolpho Lisboa. Mudamos o sistema de coleta de lixo e estamos trabalhando a parte da infraestrutura, mas, cuidando também da qualificação dos permissionários. Entendemos que, tão importante quanto investir em melhorias no prédio, é investir no pessoal. Esse é um dos objetivos da atual gestão municipal”, ressaltou o subsecretário municipal do Centro Histórico, Glauco Francesco.

As palestras vão contar com a parceria de profissionais da Secretaria Estadual de Fazenda – Sefaz, do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS e do Instituto de Pesos e Medidas – Ipem Amazonas.

Segundo o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito,  “esse evento é de grande importância, pois é uma extensão do programa ‘Educar é Preciso’ criado em fevereiro de 2011, que tem por objetivo passar orientações técnicas por meio dos nossos fiscais, altamente qualificados com uma linguagem simples e esclarecedora, para que os permissionários do mercado Adolpho Lisboa atendam as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, ao fazer aquisição dos produtos para serem expostos no mercado”.

Márcio André ressalta, ainda, que o consumidor do Mercado terá a garantia do produto que estará adquirindo, com mais qualidade e o peso correto, disse.

O Mercado Adolpho Lisboa foi reinaugurado pela atual administração municipal, em outubro de 2013, depois de passar sete anos fechado para reforma. Além do trabalho de restauração no prédio histórico, os 182 permissionários participaram do curso de qualificação profissional, através da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional– Espi, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Na época foram ministrados cursos de Atendimento ao Cliente e ao Turista; Gestão de Pequenos Negócios; Boas Práticas de Higiene, Manipulação de Alimentos; Noções de Tratamento de Resíduos Sólidos e Inglês Básico.

PROGRAMAÇÃO

22.06 – segunda-feira

15h30 – Abertura

16h00 – Palestra Conceitos de Relações Comerciais e Confiança –Oswaldo Wanderley – IPEM-AM

16h20 – Palestra Práticas de Utilização e Conservação da Balança – Adriano Cardoso – IPEM-AM

16h50 – Debate

17h – Palestra Educação Fiscal – Augusto Bernardo – SEFAZ

 23.06 – terça-feira

16h – Palestra Mercadorias Pré Medidas – Ivanildo Barros – IPEM-AM

16h20 – Palestra Produtos com conformidade avaliada – Itamar Souto – IPEM-AM

16h50 – Debate

17h – Seguridade Social e MEI (informações básicas), Direitos e Deveres Previdenciários para o MEI, Canais de Atendimento do MEI na Previdência Social – Silvio Romero Montenegro de Sá – INSS.

Roberto Brasil