Penúltima etapa do 5º Circuito de Pesca Esportiva do Tucunaré em Figueiredo

By -

circuito-pesca-figueiredo-1A Prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio das Secretarias de Cultura e Evento e Secretaria de Meio Ambiente, realizou a penúltima etapa de Pesca Esportiva do Tucunaré.

circuito-pesca-figueiredo-3O evento teve como cenário as águas do Lago da Comunidade do Rumo Certo, localizado a 165 quilômetros de Manaus. Centenas de pessoas, pescadores e turistas prestigiaram a festa dessa pesca esportiva, que acontece todo ano na Terra das Cachoeiras, com muito sucesso e muitos prêmios.

circuito-pesca-figueiredo-2De acordo com a coordenação do circuito, 37 duplas compareceram nesta segunda etapa, e, às sete horas da manhã os pescadores já estavam prontos com seus barcos,suas voadeiras sobre as águas escuras do lago de Balbina em busca do maior peixe e o desejode levantar o troféu de campeão.

circuito-pesca-figueiredo-6A novidade nesta segunda etapa da pesca esportiva foi que a organização do evento levou o posto de pesagem e medida dos peixes para próximo dos competidores, a medida foi tomada para evitar acidentes devido o lago está com o nível de água muito baixo na área da comunidade, onde acontece o torneio. “Nós trouxemos para dentro da arena o ponto de medição e biometria, para evitar que os participantes voltassem até o porto, por que a condição de navegação dentro do lago está precária, devido o volume de água estar muito baixo”, disse Igor Caetano, coordenador da etapa.

circuito-pesca-figueiredo-4Para os competidores a área demarcada para a pescaria foi boa, pois grandes tucunarés foras pescados. Marcelo Rocha participou da primeira etapa do circuito, que foi realizado no lago da Hidrelétrica de Balbina, e não teve muita sorte em fisgar um tucunaré, já, nesta 2ª etapa, Marcelo e o Willian, conseguiram pescar um tucunaré de 59 centímetros e pesando quase 4 quilos. “Eu até agora estou com o maior tucunaré, e espero ser campeão”, comentou Marcelo na maior felicidade.

circuito-pesca-figueiredo-7Mais a felicidade de Marcelo e seu parceiro diminuiuas 14 horas, quando a coordenação do circuito divulgou o resultado da penúltima etapa do quinto circuito de pesca esportiva do tucunaré, eles tiraram em 2º lugar, ficando o 1º com a dupla formada por Leno Mota e Walmir Gomes que conseguiram fisgar o maior peixe do torneio. “A gente deu sorte de pegar logo dois peixes no começo da prova e depois tivemos um pouco de trabalho para pegar o terceiro peixe, mais foi compensador, estou feliz com o resultado”, disse Walmir.

circuito-pesca-figueiredo-5A final do quinto circuito de pesca esportiva de 2015 está marcada para o dia 01 de Agosto, com a já, tradicional Festa do tucunaré, na Vila de Balbina em Presidente Figueiredo, portanto, pescadores e pescadoras, parem com as “famosas estórias de pescadores” e contem essa de verdade, não perdendo a oportunidade de participar desse grande evento: boa pescaria! (Fotos: André Amazonas)

Roberto Brasil