Pecuaristas de Figueiredo investem em seus rebanhos após “Projeto Balde Cheio”.

By -

figueiredo-rebanho-blogdafloresta_1Da Redação – O projeto “Balde Cheio” foi implantado no Município de Presidente Figueiredo – num esforço do prefeito Neilson -a pouco mais de um ano, e, já vem dando bons resultados, isso vem animando os produtores, que esperam aumentar a quantidade, e, a qualidade da produção de leite em suas propriedades. Esse projeto tem a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola (SEMADA), e SEBRAE – AM, aonde vem buscando destacar, a metodologia de transferência de tecnologia, que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira da Terra das Cachoeiras.

figueiredo-rebanho-blogdafloresta_6Por isso, um grupo de criadores de gado está investido na compra de novos animais para melhorar a produção de leite. Nas propriedades os produtores investiram na construção de currais, melhoraram o pasto, tudo para oferecer condições adequadas de conforto para os animais produzirem leite de qualidade.

Os investimentos nas propriedades dos que integram o projeto “Balde Cheio” é pra aumentar o rebanho, melhorar a genética dos animais gerando emprego e renda, que é uma necessidade na vida da população interiorana.

figueiredo-rebanho-blogdafloresta_2Com a implantação do Projeto Balde Cheio na Terra das Cachoeiras, os criadores e produtores querem que a produção leiteira no município venha se solidificar ainda mais. A Secretaria de Desenvolvimento Agrícola e Abastecimento, juntamente com o SEBRAE-AM, vêm incentivando e acompanhando esse  crescimento, junto aos criadores. Já foi feito em cada propriedade o manejo rotacionado de pastagem, que consiste na divisão do pasto em piquetes, onde são submetidos a período alternados de pastejo e descanso.

figueiredo-rebanho-blogdafloresta_5O novo rebanho leiteiro foi comprado no município de Boca do Acre, sendo distribuído nas propriedades de seus criadores.

Os Fazendeiros que integram o Projeto já conseguiram mudar a estrutura de suas áreas, no intuito de obter uma boa produtividade.

figueiredo-rebanho-blogdafloresta_4O secretário de Desenvolvimento Agrícola, Jean Barros,  afirmou que o projeto é referência na melhoria da produção leiteira com baixos custos. “O município aos poucos está qualificando os participantes do projeto com a  metodologia do Balde Cheio, que já estão ajudando os produtores que estão inseridos no projeto. A iniciativa está consolidada e com resultados em diversas localidades, os criadores estão animados e investem em novos animais para terem uma melhor qualidade na produção de leite”, disse o secretário.

figueiredo-rebanho-blogdafloresta_3O prefeito Neilson Cavalcante (PSB), está feliz com os resultados que o projeto vem alcançando em Presidente Figueiredo. “Estamos avançando na implantação da piscicultura e esperamos avançar ainda mais na produção leiteira, vejo isso com um potencial de crescimento de futuro e o município se inserindo nesta perspectiva, pra mim, como prefeito é ideal, porque que na hora que você tiver uma atividade própria na geração de emprego e renda, o município vai ser alto suficiente e as pessoas vão está bem. O projeto é realmente fantástico e é mais uma prova de que estamos caminhando certo”, destacou o prefeito. (David Almeida – Fotos: Chiquinho Carioca)

Roberto Brasil