PCdoB confirma apoio à candidatura de Eduardo Braga ao governo estadual

By -

Aliança entre o PCdoB de Vanessa e o PMDB de Braga já vem de eleições passadas (Foto: Bruno Kelly)

Maior sigla no estado em número de militantes, o PCdoB, da senadora Vanessa Grazziotin, anunciou no início da tarde deste sábado (10) apoio a pré-candidatura do também senador Eduardo Braga (PMDB) na eleição suplementar para governador do Estado, prevista para ocorrer no dia 6 de agosto.

De acordo como secretário estadual de movimentos sociais do PCdoB, Yann Evanovick, o esforço agora será para conquistar também aliança com o PT, que tem como pré-candidato o deputado estadual José Ricardo.

“Hoje a gente aprovou o apoio a pré-candidatura do Eduardo (Braga). O nosso esforço é para viabilizar uma frente ampla e deixamos claro que queremos um campo para fortalecer o Estado. Nós não vamos impor vice, mas se houver a necessidade temos quadro, porém não apresentamos isso como condicionante. Nós temos um carinho muito grande pelo deputado José Ricardo e estamos num esforço para trazê-lo para o nosso campo. E o objetivo agora é inviabilizar o retorno desse grupo que apoiou o ex-governador cassado José Melo. Queremos ganhar o PT para este grupo e eles estão avaliando. A conjuntura esta sendo operada”, contou Yann, em entrevista a reportagem de A CRÍTICA.

O apoio a pré-candidatura de Braga foi decidido em reunião da diretoria do PCdoB, realizada no Sindicato dos Metalúrgicos, localizado na rua Duque de Caxias, bairro Praça 14, das 9h às 14h desta sábado.

Eron Bezerra afirmou que a decisão da sigla se baseou em três pontos – crítica a pulverização de candidatura, tática essa, segundo ele, usada pelo grupo do ex-governador José Melo; a construção de uma candidatura eleitoralmente viável e o compromisso de ser “contra as reformas antipovo do Temer, especialmente trabalhista e previdenciária”. “E hoje indicamos apoio a pré-candidatura de Eduardo Braga, conclamando a militância e aliados a cerrar fileiras na defesa de avanços para o Amazonas”, declarou o presidente da sigla.

Antes da decisão ser anunciada, as siglas já haviam se reunido para discutir uma possível aliança em torno da candidatura de Braga ao governo estadual. O senador chamou na semana passada o presidente estadual do PCdoB, Eron Bezerra e a presidente municipal do partido, Lúcia Antony, além de outros membros do Partido Comunista, para reunião em seu escritório.

(Com PORTAL A CRÍTICA)

Roberto Brasil