Passarela melhora acessibilidade dos moradores do Corredor do Mindu

By -

AF-04-03-2016-PONTE-CORREDOR DO MINDU_Alexandre Fonseca (4)

Os moradores dos bairros Novo Aleixo, zona Norte, e Tancredo Neves, zona Leste, ganharam uma nova passarela de acesso construída pela Prefeitura de Manaus. Mais alta e segura, a passarela, que faz a ligação entre os dois bairros, já está em funcionamento e melhorou a acessibilidade de quem mora no entorno do Corredor Ecológico do Mindu.

De acordo com o subsecretário de Obras Públicas da Secretaria municipal de Infraestrutura (Seminf), Antônio Nelson, é importante destacar que a nova passarela é provisória e será substituída por duas pontes de concreto que já estão em execução. “Estamos erguendo duas pontes bem próximo ao local onde foi instalada a passarela provisória. As novas pontes são projetas com pista de rolamento para o tráfego de veículos e passeio lateral para o acesso dos pedestres”, esclareceu.

AF-04-03-2016-PONTE-CORREDOR DO MINDU_Alexandre Fonseca (17)

A pista metálica foi instalada na última sexta-feira, 26, quando a passarela já pode ser acessada pelos moradores e, principalmente, os estudantes das Escolas municipais Irmã Dulce e Alberico Antunes de Oliveira e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Dalva Maria Costa e Silva.

Os serviços de instalação de guarda-corpo, pintura e acabamento foram totalmente concluídos na última quinta-feira, 3. A obra, segundo o engenheiro responsável pelo Consórcio Mindu, Leonardo Lira, oferece mais segurança aos pedestres.

“Na obra, foram utilizados perfis metálicos e tubos galvanizados que garantem maior durabilidade e resistência. Além disso, a passarela foi acrescida, totalizando 1,5 metro de altura, para evitar que a subida das águas do igarapé danifiquem a estrutura como ocorreu com a estrutura antiga”, explica.

AF-04-03-2016-PONTE-CORREDOR DO MINDU_Alexandre Fonseca (23)

Os pedestres que utilizam a passarela para fazer a travessia já se sentem mais protegidos com a nova estrutura. “Essa passarela ficou maravilhosa. É mais alta, mais segura e até mais bonita”, comenta a moradora Damiana Nascimento.

Pontes definitivas

Nos próximos meses a passarela provisória será substituída por duas pontes definitivas. As novas pontes de concreto têm passagens para pedestres e veículos. Cada uma terá 51 metros de comprimento por 10,80m de largura.

As bases já foram instaladas e as vigas de sustentação para a conclusão da ponte estão sendo confeccionadas fora do local da obra. São pré-moldadas e, portanto, assim que finalizadas serão colocadas (ficando pendente apenas serviços de acabamento). O prazo de lançamento das vigas é de 90 dias.

Essas e outras intervenções – que integram as obras Corredor Ecológico do Mindu – estão em andamento, entre elas a ampliação do canal de drenagem e implantação de novos tubos, instalação de gabiões e construção de contenções que estão dando uma nova realidade na área. Os trabalhos estão concentrados nos trechos próximos à rua João Câmara e avenida Grande Circular.

O local ganhará, em breve, mais um quilômetro de via que irá somar aos outros três quilômetros da Avenida Nathan Xavier de Albuquerque. A nova via integra o Parque Linear 2 – Corredor Ecológico do Mindu – e vai interligar a avenida das Torres à Grande Circular.

O projeto prevê ainda, até esse ano, a criação de seis quilômetros de proteção do igarapé do Mindu com telas de gabião, dos quais 1,2 quilômetro já foram concluídos. A obra também beneficiará a recuperação de oito pontes de acesso sobre o igarapé, cinco delas já em andamento.

Mario Dantas