Parque Municipal do Mindu terá núcleo do Grupo de Educação Física da Unati

By -

educaçao-fisica-mindu-idosos-01O Parque Municipal do Mindu, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), passará a ter um núcleo do Grupo de Educação Física da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). Neste sábado (2), o parque recebeu os participantes do grupo, sob a coordenação do professor de Educação Física e gerontólogo Raimundo Araújo, para uma manhã de atividades físicas e de integração com o ambiente natural do parque, marcando o início da parceria entre a Semmas e a Unati.

O grupo foi recebido pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, e a subsecretária Aldenira Queiroz, que ressaltaram a satisfação em recebê-los na unidade de conservação municipal. A manhã foi recheada de atividades físicas, recreativas e de sensibilização ambiental, com a participação dos idosos e seus familiares.

educaçao-fisica-mindu-idosos-02O secretário Itamar Mar destacou o interesse da Prefeitura de Manaus em colocar a estrutura do Parque do Mindu à disposição da população. “Será um prazer receber o grupo da Unati e tantos outros que possam haver na cidade para virem aproveitar a estrutura existente no Parque do Mindu e principalmente o contato com a natureza mantida preservada neste local”, afirmou.

O Parque do Mindu já possui um projeto denominado Saúde no Parque, por meio do qual são desenvolvidas atividades que visam estimular os visitantes a desenvolverem hábitos saudáveis com atividades físicas orientadas. “A parceria com a Unati vai intensificar esse trabalho e proporcionar uma integração maior de famílias inteiras com a  natureza viva do Parque do Mindu, atendendo a uma orientação do prefeito Arthur Neto de valorizar as áreas protegidas da cidade”, afirmou Itamar Mar.

educaçao-fisica-mindu-idosos-04As atividades com os idosos ocorreram das 8h às 10h30 e tiveram como mote uma homenagem ao Dia das Mães, com ginástica laboral, interação psicológica e caminhada pelas trilhas. O professor Raimundo Araújo elogiou a iniciativa da Prefeitura de Manaus de abrir espaço para a Unati.

“Em nome do professor Euler Ribeiro, gostaria de agradecer à Semmas e à gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto pelo cuidado, respeito e admiração para com a terceira idade, abrindo as portas do Parque do Mindu para nosso grupo”, afirmou. O trabalho desenvolvido no Mindu pretende inserir os idosos da Universidade Aberta da Terceira Idade, no contexto do parque, propiciando momentos de integração com o meio ambiente e de reflexão sobre o papel do idoso na sociedade.

Segundo ele, o trabalho desenvolve diversos aspectos, como a autossuficiência do idoso, a consciência ambiental, a realização de mutirões de limpeza e plantio com a participação dos idosos e seus familiares, incentivando-os a valorizar desde a mais tenra idade para a conservação do meio ambiente.

educaçao-fisica-mindu-idosos-03“Já expusemos nossas metas para a gestão do parque, através de um projeto chamado Idosos agitam Parques e Praças, e a partir deste domingo, ao longo de todo o mês de maio, estaremos no Parque do Mindu, realizando atividades físicas aos domingos”, afirmou.

A aposentada Edna Carvalho, 64, moradora do bairro do Petrópolis, vibrou com a novidade. “Ainda não conhecia o Parque do Mindu e saber que ele está aberto para nosso trabalho é maravilhoso”, comemorou. Há quatro anos no grupo, Dorothy da Costa Rodrigues, 65, aposentada e moradora do Educandos, elogiou a iniciativa e confirmou presença em todos os eventos realizados no Mindu.

O secretário Itamar Mar e a subsecretária Aldenira Queiroz convidaram os idosos a participar das atividades comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5/06, que serão realizadas no Parque Municipal do Mindu. “Realizaremos uma grande festa para marcar a data e teremos o maior prazer de tê-los como nossos convidados”, adiantou o secretário Itamar Mar.

Roberto Brasil