Parintins debate qualidade da saúde em conferência municipal a partir desta sexta

By -

Conferencia de Saude - Marcondes

Os seguimentos representativos da sociedade civil organizada, entidades de classe, os trabalhadores da saúde e as três esferas de governos irão discutir a partir de hoje, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) durante a realização da 5ª Conferência Municipal de Saúde de Parintins as políticas públicas na área de assistência médica para propor melhorias no sistema de atendimento em saúde municipal, estadual e federal.

 

A 5ª Conferência Municipal de Saúde de Parintins tem como tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, direitos do povo brasileiro” e é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde e acontece até o dia 02 de agosto.

 

A abertura do evento de controle social na área de saúde terá início às 19h de hoje, porém pela parte da manhã e tarde será feito o credenciamento dos delegados, das 8h as 12h e das 14h às17. No dia 1ᵒ de agosto pela manhã acontecerá a Feira da Saúde e à tarde a partir das 14h inicia as palestras e à noite formação dos grupos de trabalhos. No dia 2 de agosto pela manhã às 8h inicia com café da manhã, seguida aprovação das propostas e eleição dos delegados para a etapa estadual e encerramento.

 

A secretária municipal e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rainez Rocha, ressalta a importância de se debater com a comunidade as várias possibilidades de melhorias para a saúde pública. Rainez Rocha afirma que a participação popular é que fará o diferencial para a construção de propostas que venham melhorar a saúde nos âmbitos municipal, estadual e federal.

 

Para o secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde, Ozair Albuquerque Filho, destaca a participação de toda a sociedade para discutir o sistema público de saúde. O conselheiro pontua que uma saúde de qualidade se faz com a participação popular para efetivar o controle social na saúde.

Mario Dantas