Parintins comemora liderança no ranking da transparência no Amazonas

By -

alexandre - Pedro (6)

O prefeito Alexandre da Carbrás ao participar da solenidade de entrega de kits de cozinha aos centros infantis na quarta-feira (9), comemorou o resultado do ranking da transparência do Amazonas que aponta Parintins como a 1ª colocada. O município que conta com 110 mil habitantes teve nota 5,9. Em segundo lugar está a cidade de Juruá com nota 5,3, em terceiro vem Tapauá com 5,2, quarto Apuí 4,6 e Barcelos com 4,6. O Governo do Estado do Amazonas obteve nota 4,6.

O ranking da transparência foi feito pelo Ministério Público federal em todo país. A meta do levantamento foi verificar se prefeitos e governadores estão cumprindo a lei que obriga a publicação na internet de todas as receitas e despesas, além de licitações e dos contratos firmados pelo poder público. Outro objetivo do MPF foi verificar se os governos cumprem a Lei de Acesso a Informação.

Segundo o prefeito Alexandre da Carbrás, o resultado apresentado pelo Ministério Público Federal no Dia Internacional de Combate a Corrupção é algo que se deve comemorar mediante o trabalho executado por sua gestão. Disse também que sua determinação é para que os recursos públicos sejam administrados com seriedade. “Quem trabalha próximo a mim sabe que sou exigente e que cobro resultados”, destacou.

Alexandre direcionou seu discurso a críticos do seu governo que usam de todos os meios se utilizando de inverdades para tentar enganar a população. “Isso é a maior resposta que temos. É o trabalho que ganha reconhecimento de um órgão importante que é o MPF”

Outras cidades importantes como Maués nota 4,2 (10º lugar), Tefé nota 4,10 (14º lugar), Manacapuru 3,8 (18º lugar) foram superadas pela Prefeitura de Parintins.  A capital Manaus ficou em 16º lugar com apenas 3,9 pontos.

RANKING DA TRANSPARÊNCIA

Municípios Avaliados: 62
Visão Estadual AM

1º Parintins-AM
2º Juruá-AM
3º Tapauá-AM
4º Apuí-AM
4º Barcelos-AM
4º Estado-AM
7º Silves-AM
8º Carauari-AM
8º Fonte Boa-AM
10º Boca do Acre-AM
10º Envira-AM
10º Manicoré-AM
10º Maués-AM
14º Maraã-AM
14º Tefé-AM
16º Manaus-AM
16º Careiro da Várzea-AM
18º Manacapuru-AM
18º Anamã-AM
18º Rio Preto da Eva-AM

Mario Dantas