Parintinense lança livro em Manaus

By -
livro
Mobilidade Social em Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e Senhora, de José de Alencar é o resultado da pesquisa de mestrado, defendido na Universidade Federal do Amazonas  (UFAM ), em abril de 2015 pelo professor, compositor, radialista e poeta Márcio Azevedo e será lançado neste sábado, dia 24 de setembro, na Av. Humberto Calderaro, no Café com Texto, às 15 horas.
Segundo Márcio os excessos acadêmicos foram retirados para tornar a leitura mais agradável, embora mantenha seu cunho científico com embasamento teórico. “O desafio deste trabalho é aproximar autores tão distintos em seus estilos de escrita, porém, perfeitamente aproximaveis quanto às similaridades que se encontram nas duas obras em questão, além dos pontos em que elas divergem. Tratamos a respeito da condição  da mulher na sociedade patriarcal, o casamento  entre pessoas de classes sociais distintas, o que tornava possível a mobilidade social de status de pobreza à riqueza” comenta o autor.
Outro aspecto relevante na comparação dos livros, diz respeito aos casais protagonistas. “Darcy e Elizabeth Bennet, na trama de Austen, além de Fernando Seixas e Aurélia Camargo, no romance de Alencar, que nos convidam a entrar em um universo de desencontros e dissabores até o desfecho feliz. Desafio aceito!” pontua Márcio Azevedo. //Hudson Lima

Mario Dantas