Parceria entre Caixa Econômica e pescadores levará serviços bancários a todos municípios do AM

By -

Segundo Walzenir Falcão, os pescadores e todos moradores do interior poderão também pagar suas contas em qualquer colônia de pescador

A Caixa Econômica Federal e a Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca-AM) estão preparando um convênio para levar os serviços da rede bancária a todos os municípios do Amazonas.

O convênio, que está em fase adiantada de negociação, vai transformar as colônias de pescadores nos municípios em ‘mini agências’ da Caixa Econômica, por meio do programa Caixa Aqui.

A ideia é atender principalmente localidades onde não existem agências bancárias e casas lotéricas, como nos municípios de Novo Aripuanã e Careiro da Várzea. Dessa forma, os pescadores, e todos os moradores do município, terão acesso aos serviços oferecidos pela rede bancária, como recebimento do seguro defeso, bolsa família, auxílio desemprego e saque do FGTS, entre outros.

O presidente da Fepesca e da Confederação Nacional dos Pescadores (CNPA), Walzenir Falcão, explica que o programa Caixa Aqui vai transformar as colônias de pescadores em filiais de agências bancarias. “Além de receber benefícios, os pescadores e todos moradores do interior poderão pagar suas contas em qualquer colônia de pescador”, disse Walzenir.

Em muitas localidades do Amazonas, a falta de agências bancárias e casas lotéricas obriga os trabalhadores a viajar para outros municípios a fim de receber benefícios pagos pelo governo. “Essa é uma reclamação antiga dos pescadores e do povo do interior. Felizmente, o problema está prestes a ser resolvido”, prevê Walzenir.

O gerente regional da Caixa no Amazonas, Wellington Veloso, reconhece as dificuldades em levar serviços bancários a todos municípios e comunidades do interior. “A parceria com a Fepesca vai levar os serviços da Caixa a pessoas que geralmente não tem acesso às comodidades da rede bancária”, destaca Wellington. “As colônias de pescadores vão oferecer os mesmos serviços oferecidos pelas casas lotéricas, com exceção dos jogos”, lembrou Wellington.

Para atender a população, os funcionários das colônias de pescadores receberão treinamento por parte da Caixa Econômica.  Os detalhes finais para assinatura do convênio entre Caixa e Confederação dos Pescadores serão discutidos no dia 16 de maio, durante reunião na sede da Fepesca-AM.

O modelo de parceria entre Caixa Econômica e a Federação dos Pescadores será implantado em outros Estados do País. A ideia é levar os serviços bancários a mais de cinco mil municípios do Brasil onde existam colônias de pescadores.

Roberto Brasil