Parceiros e participantes dos Jaavas são homenageados

By -

homenagem-jaavas-semed1Instituições e escolas que participaram e colaboraram para a realização dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) 2014, foram homenageadas com troféus e medalhas no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).  Ao todo, 17 patrocinadores e 33 escolas receberam os agradecimentos dos organizadores do projeto.

A coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, contou que a premiação é uma atividade que encerra a prática dos jogos neste ano. “Nossa atividade é de inclusão e hoje resolvemos fazer uma homenagem a todos que participaram. É uma honra ter essas pessoas acreditando no nosso trabalho, que é simples, mas envolve muitas pessoas e traz felicidade a esses participantes. Meu muito obrigada é para todos aqueles que acreditam no projeto”.

homenagem-jaavas-semed2O evento foi marcado pela integração entre os representantes das instituições e os organizadores. No início,  um vídeo institucional com fotos de todas as atividades do Jaavas deste ano foi exibido, emocionando os participantes.

O presidente da Associação Amigos do Autista (AMA), Edmando Saunier, foi um dos homenageados e falou sobre a importância de projetos que promovem a inclusão. “Sempre fomos parceiros do Jaavas e temos um convênio muito importante com a Semed, que nos disponibiliza professores e profissionais de educação especial. Essa participação é uma forma de incentivar nossos alunos, pois, quando se trata de esporte, lazer e cultura, eles se interessam e ficam mais motivados. Participamos na expectativa de que possamos contribuir cada vez mais para a melhoria deles e de suas famílias”.

homenagem-jaavas-semed3A coordenadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Elizangela Farias, levou dois alunos da instituição para também receberem a homenagem. “Acho muito importante a realização dos Jaavas, visto que os alunos gostam do movimento, de participar dos jogos, de interagir. Procuramos colocá-los no máximo de jogos possíveis, cada um com suas limitações, mas o importante foi que todos participaram”.

Cerca de 100 alunos da associação participaram este ano. O secretário municipal de Educação, Humberto Michiles, entregou os troféus e medalhas junto com a chefe da Gerência de Educação Especial da Semed, Reni Formiga. Na ocasião, ele falou aos participantes sobre a dimensão que o projeto tem tomado. “Ao longo dos anos, movimentos e eventos como estes foram mudando a mentalidade da sociedade e transformando pessoas, alertando para a questão da inclusão. É importante agradecer e homenagear esses profissionais que trabalham com educação especial, e que tem contribuído com essa mudança de mentalidade”, declarou.

Roberto Brasil