Paralelepípedos originais começam a ser resgatados na praça da Matriz

By -
Vamos ter de volta o nosso coração, a nossa alma e a nossa história, frisou Artur Neto

Vamos ter de volta o nosso coração, a nossa alma e a nossa história, frisou Artur Neto

As obras de requalificação da praça XV de Novembro, mais conhecida como Matriz, iniciadas no dia 1º de julho, continuam avançando e os primeiros paralelepípedos originais já começam a ressurgir. Nessa primeira fase, os serviços da Prefeitura de Manaus se concentram na escavação e prospecção do piso, datado do período de criação da praça.

obra-matriz-recuperacao-1Nesta segunda-feira, 20, o prefeito Artur Virgílio Neto esteve acompanhando os trabalhos e destacou a importância da obra para o projeto de reordenação e reocupação do Centro Histórico de Manaus. “Vamos ter de volta o nosso coração, a nossa alma e a nossa história. Sem isso, se perde a identidade de um povo e tudo só tende a piorar. Agora vamos fazer tudo melhorar, trazendo de volta a nossa alma e cada descoberta vai representar a devolução de uma parte do coração de Manaus ao seu povo”, destacou.

obra-matriz-recuperacao-2A requalificação da praça da Matriz faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, com recursos da Caixa Econômica Federal. No total, o projeto está estimado em R$ 6.554.322,14 e sua execução tem aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Ainda nessa primeira frente de obra, também vamos realizar a demolição do muro do antigo aviaquário, preservando as imagens dos azulejos. Mesmo sem possuir valor histórico, entendemos o valor sentimental pelas peças, sobretudo para os frequentadores da igreja da Matriz”, explicou o subsecretário de Obras Públicas, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antonio Nelson.

obra-matriz-recuperacao-3Ainda segundo o subsecretário, novas frentes de obras começarão ainda este ano. As obras ainda preveem a reabertura da avenida Eduardo Ribeiro e o restauro do Relógio Municipal. “Serão recuperadas todas as áreas pavimentadas, bem como os passeios públicos com ampla acessibilidade aos deficientes físicos, além da requalificação do canteiro central, novo projeto de iluminação, sinalização, paisagismo e colocação de mobiliário urbano”, completou Nelson.

obra-matriz-recuperacao-5Outras obras

Também aprovado no início deste ano, o projeto da praça Adalberto Vale começou a ser executado no último sábado, 18. A expectativa é que ainda este mês sejam iniciados os serviços da praça Tenreiro Aranha e, no próximo mês, o entorno do Mercado Adolpho Lisboa. A mais recente aprovação, junto ao órgão federal de Patrimônio Histórico, foi o Pavilhão Universal, que nos próximos dias deve entrar em processo de licitação.

obra-matriz-recuperacao-6Outros cinco projetos ainda se encontram em análise no Iphan. São eles: o antigo Hotel Cassina, a Biblioteca Municipal, a praça Dom Pedro II, a antiga Câmara Municipal e o prédio do Corpo de Bombeiros.

Roberto Brasil