Parabéns: PMAM completa hoje 178 anos

By -

pmam-178-anosA sociedade Amazonense, com quase quatro milhões de habitantes, vem sendo protegida por uma instituição valiosa que em 04 de abril deste ano completa 178 anos de existência. A POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS, além de guardiã da vida é amiga, educadora, humanitária, solidária, muito mais que polícia.

Sua história de companheirismo começou em 1837 quando as autoridades daquela época precisavam dar combate a Revolta da Cabanagem, iniciada no vizinho Estado do Pará. Batizada inicialmente como Guarda Policial, sendo identificada como Polícia Militar do Amazonas em 1938.

O compromisso com a sociedade Amazonense sempre esteve presente em sua missão, de fazer cumprir às leis, combater a criminalidade, preservar à ordem pública e o meio ambiente mediante um policiamento ostensivo de excelência.

Atualmente possui cerca de dez mil homens e mulheres capacitados e qualificados distribuídos na capital e interior do Estado, prontos para assistir, acolher e amparar ao cidadão em suas necessidades, assim como realizar repreensão qualificada ao crime quando necessário.

De mãos dadas com a sociedade, a Polícia Militar do Amazonas, por meio da interação comunitária, possui um vasto portifólio de atividades sociais colaborando de forma significativa na melhoria de vida das pessoas beneficiadas, a exemplo do PROERD, do Programa Formando Cidadão, da Educação Ambiental através do Projeto Vitória-Régia, da Equoterapia, do Ronda Maria da Penha, dos Colégios da Polícia Militar que proporcionam ensino de qualidade às crianças e jovens, da Creche Infante Tiradentes, de diversos projetos de esportes nas Companhias Interativas Comunitárias a exemplo do Projeto Santa Bola que oferece escolinha de futebol aos jovens da comunidade, além de outras ações na área da saúde com a Diretoria de Saúde que oferece serviços médicos e odontológicos em ACISOs para a comunidade.

Todas essas ações têm contribuído para a construção de uma sociedade cada vez melhor, serviços que muitas vezes passam despercebidos pelos órgãos formadores de opinião, mas de grande valor às pessoas que precisam e necessitam das brilhantes atuações de policiais militares dedicados, honrados e com presteza.

Parabéns Policia Militar do Amazonas pelos seus 178 anos de existência. Nossa inestimável Instituição de Segurança Pública ontem, hoje e sempre, muito mais que polícia.

Roberto Brasil