Palestras e exames médicos para servidoras abrem a 5ª Semana da Saúde na Aleam

By -
a Semana da Saúde encampou a programação do evento “Outubro Rosa” e o projeto “Doador Legal”

A Semana da Saúde encampou a programação do evento “Outubro Rosa” e o projeto “Doador Legal”

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) iniciou nesta segunda-feira (13), a 5ª Semana de Saúde do Legislativo com uma homenagem aos fisioterapeutas e a palestra “Como ganhar cinco anos de vida”, aplicada pelo diretor de Saúde da Casa, médico Arnoldo Andrade. Neste ano, por determinação do presidente da Assembleia, deputado Josué Neto (PSD), a Semana da Saúde encampou a programação do evento “Outubro Rosa” de prevenção ao câncer de mama e o projeto “Doador Legal”, do Hemocentro do Amazonas (Hemoam), que busca doadores de sangue.

O diretor Arnoldo Andrade explicou que a Prefeitura de Manaus participou da solenidade de abertura com as “Unidades Móveis de Saúde da Mulher”, representado pelo coordenador da “Carreta da Mulher”, Márcio Martins dos Santos e pelo gerente do “Programa Saúde Manaus Itinerante”, William Terra. O atendimento pelas carretas começou ainda nesta segunda feira e vai se estender até o próxima sexta-feira (17), sempre das 8hàs 12h e das 14h às 16h.

As Carretas da Mulher vão realizar oito tipos de ultrassonografias e mamografias.

O presidente da Fundação Alfredo da Mata, o dermatologista Carlos Alberto Chirano Rodrigues (Dermatologista), também presente à abertura do evento, aprovou a iniciativa da prevenção. “A prevenção é tudo. É muito melhor prevenir do que tratar uma doença. Todos os investimentos em prevenção são incomparáveis, pois livra a pessoa do sofrimento e ainda afasta o risco de um mal incurável”, definiu.

Roberto Brasil