Pais podem realizar cadastro online para evitar filas no período de matrículas

By -

informa-blogdafloresta2014

Para evitar filas no período das matrículas de novos alunos na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2016, que abrirá no dia 17 de janeiro, pais ou responsáveis pelos estudantes já podem realizar o cadastro dos alunos que está disponível no site www.matrículas.am.gov.br.

O preenchimento das informações online para o cadastro não garante a vaga do estudante, mas dá mais agilidade no processo presencial, devendo os pais em seguida procurar qualquer uma das 719 escolas públicas (225 do Estado e 494 do município) em Manaus, que servirão como postos de atendimentos para levar os documentos do aluno e confirmar a matrícula.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizará 42 mil vagas para novos alunos no ano letivo de 2016 na rede municipal de ensino. Deste montante, 26 mil serão para a Educação Infantil e quase 18 mil para o Ensino Fundamental.

Quem não realizar o processo pelo site poderá realizar a matrícula presencialmente a partir do dia 18 até o dia 22 de janeiro em qualquer unidade de ensino e não obrigatoriamente no colégio onde a criança irá estudar. Inicialmente, o atendimento será destinado às pessoas que requisitarem vagas para o Ensino Infantil (18 a 22 de janeiro); seguidas de vagas para 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) (19 a 22 de janeiro) e posteriormente do 6º ao 9º ano e EJA 2º segmento de (20 a 22 de janeiro).

Rematrícula

São garantidas as vagas para alunos que estudaram na rede municipal de educação em 2015. As confirmações das rematrículas ocorreram do dia 9 ao dia 29 de dezembro.

Caso o aluno tenha passado para uma série onde o colégio em que estudou em 2015 não atenda, será realizado o reordenamento dos estudantes que acontecerá entre os dias 4 e 6 de janeiro.

Os alunos que desejam sair da rede municipal podem solicitar a transferência via internet e presencialmente a partir do dia 11 de janeiro.

As aulas do ano letivo de 2016 para os alunos da Semed terá início no dia 11 de fevereiro.

 

Mario Dantas