“Ouvidoria Ambiental” escuta a população em Presidente Figueiredo

By -

FIGUEIREDO-OUVIDORIA-AMBIENTAL-1Da Redação – O Ouvidor Ambiental do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Júlio Pinheiro, esteve na manhã de quinta-feira (08), na Câmara de Presidente Figueiredo, onde lançou o projeto de ouvidoria do TCE-AM.

Presidente Figueiredo, localizada a 107 km de Manaus pela BR 174, é uma das poucas cidades do estado onde se pode chegar de carro. O município conhecido como a Terra das Cachoeiras recebe todos os finais de semana milhares de pessoas, por isso que a Prefeitura de Figueiredo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), tem promovido uma série de ações com foco na preservação da natureza;o cuidado com o meio ambiente – principalmente na relação com o desenvolvimento econômico – começa com o Licenciamento Ambiental, instrumento essencial para a conservação e uso da sustentabilidade, mantendo o equilíbrio e conscientizando a população na sua relação com a natureza.

FIGUEIREDO-OUVIDORIA-AMBIENTAL-2O conselheiro do Tribunal de Contas Júlio Pinheiro, falou da importância do projeto: “Vamos deixar esta urna aqui na Câmara e uma outra na Escola para que os moradores possam denunciar queimadas, desmatamentos, a questão da água, da merenda escolar. Com isso, nós precisamos fazer com que as pessoas possam entender que a participação dela é extremamente importante para que a cidade onde ela mora possa crescer e seja preservada”.

FIGUEIREDO-OUVIDORIA-AMBIENTAL-3O vice-prefeito Jari Dutra (PROS), parabenizou a iniciativa do TCE-AM, em implantar esta ouvidoria, que é de grande importância, tanto para Figueiredo, quanto para o estado. “Hoje temos o problema das queimadas, mas, graças a Deus, temos uma brigada de incêndio atuante, em menos de 30 dias, foi combatido mais de 50 focos de incêndio. As ações humanas e tudo aquilo que agride o meio ambiente podem ser denunciadas para que o Tribunal possa estar ciente dessas informações na sua ouvidoria, onde a mesma possa punir as irregularidades, para que possamos ter um ambiente preservado visando às presenças de futuras e presentes gerações, como diz a constituição brasileira no seu artigo 255”, enfatizou Jari.

FIGUEIREDO-OUVIDORIA-AMBIENTAL-4O lançamento da Ouvidoria Ambiental, contou com a presença do vice-prefeito Jari Dutra (PROS), presidente da Câmara Mário Roberto Caranha (PR), vice-presidente Simão Pacheco (PR), os vereadores Jonas Castro (PSB), Patrícia Lopes (PMDB), e os secretários de Governo Jeovah Assunção, Marcos Nascimento, Aroldo Bittar e funcionários da secretaria de meio ambiente, estudantes entre outras pessoas.

O projeto tem o objetivo de aproximar a população ao Tribunal de Contas, através das demandas apresentadas a ouvidoria, pois é de suma importância para a Terra das Cachoeiras com sua exuberante natureza. O povo e o poder precisam de ferramentas como essa pra poder fazer valer a suas relações, mas precisam entender e terem ciência do que são realmente os seus direitos, aí sim, será um elo perfeito e fará bem a todos. (David Almeida – Chiquinho Carioca)

Roberto Brasil