Outubro Rosa tem programação na capital e interior

By -

arena rosa

Arena da Amazônia é um dos 19 locais que ficarão iluminados de rosa no mês de outubro

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), realizou, na tarde quinta-feira, 1º de outubro, a abertura da 12ª edição do Movimento Mundial Outubro Rosa, na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Centro, zona sul de Manaus. O governador José Melo e a primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, participaram do evento. Também estavam presentes o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias, e o presidente da FCecon, Edson Andrade.

 Na ocasião, o Palacete Provincial, construído no século 19 e tombado como patrimônio histórico na década de 90, foi iluminado com a cor rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama e que, no Amazonas, também alerta para a prevenção ao câncer de colo uterino.

 “Esta campanha é importante para que o Governo e a sociedade, juntos, possam levar a conscientização de que a prevenção é necessária e orientar as mulheres dos exames que podem evitar mortes”, disse José Melo, ao destacar ações do Governo do Estado que têm contribuído para prevenção ao câncer de colo de útero e de mama. No controle do câncer de colo de útero, o governador ressaltou a adoção da vacinação contra o HPV, vírus causador desse tipo de câncer. A vacina foi oferecida pelo Governo do Estado gratuitamente, de forma pioneira, em 2013.

 _DSC9963

No trabalho de diagnóstico precoce do câncer de mama, José Melo destacou o programa de instalação de mamógrafos no interior do Estado e o programa de Telessaúde. “Isso tem permitido que mais mulheres no interior tenham acesso ao exame de mamografia e ao diagnóstico precoce. Com o auxílio da telemedicina, especialistas recebem esse exame e fazem esse diagnóstico”, afirmou o governador.

  O tema nacional escolhido para este ano é “Para todas as Marias”. De acordo com o diretor-presidente da FCecon, pneumologista Edson Andrade, “A intenção é levarmos ao maior número de pessoas possível as informações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desses dois tipos de câncer considerados os de maior incidência entre as mulheres amazonense”.

 _DSC9811

Segundo a coordenadora estadual de Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, a programação do Outubro Rosa inclui palestras em escolas municipais e estaduais na capital e no interior, em empresas do Polo Industrial de Manaus e em centros comerciais. No shopping Via Norte, localizado na zona norte da capital, será montado nos dias 22 e 23 de outubro, um estande para distribuição de material educativo sobre prevenção e fatores externos de risco do câncer.

 No interior, 19 municípios já confirmaram adesão à campanha: Borba, Barreirinha, Manicoré, Tabatinga, Manacapuru, Autazes, São Sebastião do Uatumã, Novo Airão, Careiro Castanho, Coari, Anamã, Beruri, Uarini, Autazes, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Eirunepé, Atalaia do Norte e Benjamin Constant.

Áida Fernandes