Outubro Rosa no Lar das Marias

By -

p1060853

Nesta segunda feira (10) no Lar das Marias, na Rua Wenceslau Brás, 374, Dom Pedro I foi realizado uma ação social pela Ordem dos Advogados do Brasil Amazonas (OAB) em parceria com os Amigos Solidários.  As pacientes com câncer e suas acompanhantes tiveram serviços de embelezamento, ganharam maquinas de costura, brindes e aprenderam a fazer turbantes.

 

A vice-presidenta da OAB AM, Dra. Adriana Mendonça disse “o projeto social da OAB atende também com esta ação social as mulheres do Lar das Marias, nesta oportunidade foram doadas duas maquinas de costura (reta e outra de overlock) pela empresaria,  Ana Paula e doações de roupas, produtos de higiene e neste mês outubro rosa trazer uma palavra amiga”. Atividades e palestras neste mês de outubro para a mulher e novembro azul para a mulher, haverá carreta da Saúde para realizar exames na Av. Humberto Calderaro 2000, Adrianópolis.

 

neide-lopes

“O trabalho com estas mulheres guerreiras, são momentos para renovar as forças, elevar a autoestima, fortalecer o espirito e assim enfrentar o tratamento, a nossa mensagem é que precisamos cuidar nossa saúde, as portas da OAB estão abertas e agradecemos aos Amigos Solidários pela tarde de embelezamento em beneficio das mulheres desta casa”, salientou a Presidente da Comissão da Mulher Advogada OAB, Dra. Glaucia Soares.

 

A coordenadora dos Amigos Solidários, Rosa Nobre agradeceu a parceria com a OAB em beneficio das mulheres com câncer e a recepção no Lar das Marias.

 p1060829ok

“O Lar das Marias tem uma historia de dez anos, a ideia surgiu com a Dra. Adelaide Machado que conhecendo a muitas mulheres que chegavam a Fcecom em Manaus para tratar do câncer não tinham onde ficar para o tratamento, assim o objetivo do projeto é de acolher estas pessoas do interior que precisam de moradia para realizar o tratamento, elas tem aqui comida, roupa lavada, moradia e transporte, temos 12 pacientes com suas acompanhantes (cuidadoras)”, explicou a diretora, Glaucia.

 

Consultas e exames demoram muito

 

Informou ainda que esta casa sobrevive de doações e voluntariado, o Governo do Estado do Amazonas ajuda e que as pessoas que chegam do interior e não conhecem esta ajuda, podem procurar a Assistência Social na Fcecom, para que entrem em contato com o Lar Maria e realizem o encaminhamento. “O estado da doença é avançado as vezes de algumas pacientes, chegam com tratamento paliativo, precisando medicamentos, o SUS não atende a grande demanda e a demora nas consultas, e exames, volta ao medico para tratamento de radioterapia o quimioterapia é muita, a burocracia é terrível e o câncer não espera”, salientou Glaucia.

 

p1060837

A paciente Neide Erlane Lopes Freitas (41) chegou no 12 de junho de 2015 e disse “sou muito grata pela acolhida do Lar das Marias, muitas mulheres como eu não temos condições para realizar o tratamento, aqui temos motorista que nos leva a consulta, dormitórios para dormir e todos os confortos, para mim o período mais difícil é no inicio, especialmente marcar e fazer exames custa muito, é muita dificuldade pela demora, eu mesma tenho marcado no inicio deste ano e estamos  em outubro e nada feito, sempre tem desculpa ou a maquina esta quebrada ou há muita demanda”. Mesmo assim ela indica a todos os pacientes que “não desanimem, que lutem e nunca desistam do tratamento, a cura é possível, você ainda esta vivo, tem esperança, tenha fé em Deus”.

 

De 1 a cada 10 mulheres desenvolvem o câncer de mama

 

Como qualquer tumor se caracteriza pela proliferação anormal das células do tecido mamário. A doença é causada por alterações genéticas como idade, obesidade, uso de bebidas alcoólicas. A mamografia é o exame que detecta o câncer de mama e o tratamento é individualizado e depende do estagio da doença.

 

Nutricionistas orientam uma dieta saudável, com frutas, legumes e verduras e diminuir os produtos com gordura animal. (Mercedes Guzmán) 

Mario Dantas