Oscar 2017 termina com trapalhada no anúncio do melhor filme

By -

Jimmy Kimmel e Warren Beatty após corrigirem o anúncio do melhor filme no Oscar 2017 (Reuters)

A 89ª cerimônia do Oscar teve um desfecho inacreditável. Após o veterano ator Warren Beatty ter anunciado “La la land: cantando estações” como melhor filme, foi revelado que o vencedor era, na verdade, “Moonlight: sob a luz do luar”. A equipe de “La la land” já estava no palco agradecendo, e o constrangimento foi geral. Beatty chegou a dizer que recebera o envelope errado (do prêmio anterior, dado à atriz Emma Stone, por “La la land”). Mas não ficou claro — e ninguém explicou lá muito bem — o que de fato aconteceu. 

— Recebi o envelope e dizia Emma Stone, por “La la land”. Não foi de propósito, por isso fiquei confuso — disse o veterano ator, logo depois do anúncio do Oscar de melhor filme ao longa correto, “Moonlight”. Foi impossível não lembrar do caso da miss Colômbia, anunciada erroneamente como vencedora no Miss Universo em 2015.

‘La La Land’ foi anunciado como melhor filme, mas trófeu era para ‘Moonlight’

De fato, o ator parece procurar algum outro envelope quando recebe o primeiro (reveja abaixo). No fim, o apresentador Jimmy Kimmel ainda brincou dizendo que era tudo culpa sua: “Acho que podem me culpar. No ano que vem nem vou voltar”.

Em entrevistas após a cerimônia, Emma Stone garantiu que ficou com o seu envelope de melhor atriz o tempo inteiro. Mas há dois envelopes com os resultados para cada categoria. Apenas dois auditores têm acesso aos resultados do Oscar antes do anúncio oficial na cerimônia. Eles são os responsáveis por preparar os envelopes, dois para cada categoria, guardá-los em uma pasta e levá-los, em carros separados, para o Dolby Theatre. Em entrevista ao site “Market Watch”, em fevereiro, o auditor Brian Cullinan explicou que esta é uma medida de segurança. Por esta razão, há dois envelopes.

Da AGÊNCIA O GLOBO

Roberto Brasil