Orquestra de Ouro Preto interpreta The Beatles em Itapiranga

By -
O concerto acontecerá nesta sexta-feira (17), às 20h

O concerto acontecerá nesta sexta-feira (17), às 20h

Itapiranga (a 356 quilômetros de Manaus) entra no circuito cultural obrigatório do próximo fim de semana. Sucessos do The Beatles serão interpretados pela premiada Orquestra de Ouro Preto no espetáculo “Série de Concertos The Beatles”, especialmente ao município.

O espetáculo terá apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com realização da Prefeitura de Itapiranga. O concerto acontecerá nesta sexta-feira, dia 17, às 20h, no Ginásio Dom Jorge Maskeo, totalmente gratuito.

Regido pelo maestro Rodrigo Toffolo, o concerto terá ainda um ingrediente inusitado: a participação de uma banda de rock.

De acordo com o governador do Amazonas, José Melo, a iniciativa é mais uma ação em levar a cultura a todo o interior do Estado. “No nosso governo, vamos reforçar projetos como este, que unam qualidade musical e gosto popular a todos”, declarou.

O show faz parte da turnê que a Orquestra de Ouro Preto está levando à 12 cidades de oito Estados brasileiros, com patrocínio da Petrobras. O repertório, interpretado por 20 músicos, conta com clássicos de toda a trajetória do quarteto de Liverpool. Dentre eles, destaque para “Something”, “Yestarday”, “Black Birds” e “Help”. Os arranjos das músicas interpretadas são do violinista Mateus Freire.

“Este show é mais uma prova da descentralização da cultura no Amazonas. Não é apenas Manaus que recebe espetáculos de grande porte e de reconhecimento internacional. A Orquestra de Ouro Preto é formada por músicos da melhor qualidade e a escolha do repertório será um verdadeiro presente aos moradores de Itapiranga”, afirmou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Histórico – A Orquestra de Ouro Preto já recebeu indicação ao prêmio Grammy Latino na categoria Melhor Disco Instrumental, pelo álbum “Latinidade” e já se apresentaram em importantes cidades do País e exterior.

Recentemente, eles realizaram uma série de concertos em Portugal e na Galícia, divulgando a música de concerto brasileira contemporânea, em parceria com a Missão do Brasil junto à Comissão dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Denominado Turnê Países e Comunidades de Língua Portuguesa, o projeto ainda prevê concertos em Cabo Verde, Açores, Moçambique, Angola, Macau e Timor Leste.

No campo da música experimental, a orquestra lançou, ao lado do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, o DVD Valencianas (Deck Disc). O trabalho homenageia a trajetória de Alceu que, pela primeira vez, teve parte significativa de sua obra arranjada para música de concerto. Assim, canções como La Belle Du JourCoração BoboTropicanaAnunciaçãoSino de Ouro e Porto da Saudade ganharam contornos orquestrais.

Roberto Brasil