Órgãos de segurança reforçam ações durante feriado prolongado

By -

seguranca-publica-feriadao-01Órgãos de Segurança Pública do Amazonas (Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas – Detran e Secretaria de Segurança-SSP) irão reforçar as ações de policiamento ostensivo e fiscalização no trânsito durante o feriado prolongado que inicia nesta sexta-feira (30 de outubro) e segue até segunda-feira (2 de novembro), Dia de Finados. A estimativa da Polícia Militar aponta que 20 mil veículos devem sair de Manaus com destino a cidades vizinhas.

seguranca-publica-feriadao-02A Polícia Militar e o Detran irão atuar diariamente nas principais saídas de Manaus, segundo afirmou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes. Ele destaca que a população deve adotar condutas seguras na rua e principalmente nas estradas. “Existe sempre a grande preocupação com a questão do trânsito durante feriados prolongados. Os órgãos estarão trabalhando, mas é importante que a população faça sua parte também para que tenhamos um feriado tranquilo”, disse. 

Segundo o comandante geral da Polícia Militar, James Frota, em Manaus, serão montadas barreiras em locais estratégicos para garantir a tranquilidade nas áreas comerciais (Centro, São José, Vieiralves, Compensa e Alvorada), residenciais e nas proximidades de agências bancárias de maior movimentação. No domingo, o policiamento será reforçado nas proximidades dos cemitérios por conta do Dia de Finados na segunda-feira (2).

seguranca-publica-feriadao-04Fiscalizações – O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Leonel Feitosa, informa que as fiscalizações de trânsito, principalmente da “Lei Seca”, vão permanecer durante o feriado prolongado. “O Detran Amazonas tem se mantido firme nas fiscalizações nas ruas para coibir as práticas ilegais que colocam em risco a segurança da população. Nesses quatro dias não será diferente”, ressaltou.

Nos balneários, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) destaca os cuidados que os pais devem ter com as crianças e ainda pessoas que não sabem nadar. “Em feriados prolongados, aqueles que não conseguem se deslocar para os municípios, buscam o lazer mais próximo de suas casas através dos balneários. É importante que todos sejam prudentes nesses locais”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fernando Sérgio.

seguranca-publica-feriadao-03Plantões nas delegacias – A Polícia Civil manterá equipes em regime de plantão nas delegacias, segundo o delegado geral Raimundo Acioly, com policiais civis, delegados, escrivães e investigadores atuando durante o feriado prolongado. 

Além da atuação dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), divididos em zonas distritais, funcionarão em regime de plantão as Delegacias Especializadas em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI) e de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), ambas na zona centro-oeste; a de Crimes Contra a Mulher (DECCM), na zona centro-sul e de Crimes Contra a Mulher – Anexo (DECCM), na zona norte.

Roberto Brasil