Operações das Polícias e SSP-AM reduzem homicídios e resultam em 55 prisões

By -

BLITZ-POLICIAIS-01Em operações realizadas pelas Polícias Civil, Militar e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) neste final de semana, de sexta-feira (21) até a madrugada desta segunda-feira (24),  55 pessoas foram presas em flagrante. No período, o número de homicídios registrados reduziu 36% comparado ao final de semana passado, quando foram registrados 11 assassinatos.

BLITZ-POLICIAIS-02A maioria das prisões foi pelos crimes de roubo e furto. Ao todo,  117 pessoas foram encaminhados aos Distritos Integrados de Polícia (DIP’s), para procedimentos, a maioria resultou em Termo Circunstanciado de Ocorrência  (TCO).

As primeiras ações deste final de semana foram realizadas pela Operação Pescador, ação integrada com a SSP-AM, Policia Militar e Policia Civil, conforme explica o secretário de Segurança em exercício, Carlos Alberto Andrade.

BLITZ-POLICIAIS-03Ele destacou que as prisões resultaram no aumento de produtividade. Nesse período, foram registradas  três armas de fogo apreendidas, e a recuperação de 18 veículos.

Somente na Operação Pescador foram realizadas 4.655 abordagens a pessoas, carros, motos e ônibus, das 20h às 1h.

BLITZ-POLICIAIS-04Segundo o secretário de Segurança Pública em exercício, Carlos Alberto Andrade, esta edição da operação adotou um formato mais ampliado, de integração com todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública para aumentar a fiscalização. “Atuaram na operação os Comandos de Policiamento de Área (CPA), as delegacias seccionais, Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) e Distritos Integrados de Polícia (DIP’s) em conjunto na mesma área para fiscalizar e coibir a microcriminalidade. A SSP-AM e o Detran atuaram nas manchas criminais, dentro das áreas onde as Polícias Civil e Militar montaram suas barreiras para abordagem”.

O secretário-executivo-adjunto de Operações, Pedro Florêncio, afirma que essa edição trouxe mais abrangência e que as barreiras conseguiram cumprir seus objetivos, patrulhando as principais áreas de criminalidade. “Com um efetivo maior conseguimos atuar nos pontos principais onde a violência tem atingindo uma boa parcela da população”. Foram cumpridos dois mandados de prisão, além da apreensão de 12 motos e cinco carros.

BLITZ-POLICIAIS-05O comandante-geral da Polícia Militar, Gilberto Gouvêa, destaca a participação dos policiais militares nessa edição da ‘Operação Pescador’. “A atuação foi priorizar as áreas de manchas criminais para evitar os crimes . Realizamos um planejamento junto com a Polícia Civil para identificar os pontos e áreas necessários para as abordagens”.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Orlando Amaral, a operação manteve o padrão das outras edições, porém com uma abordagem maior nas zonas da cidade. “O diferencial é que, dessa vez, tivemos a participação da Polícia Militar e um grande efetivo de policiais civis, lotados na Delegacia Geral e nos Distritos Policiais, além de servidores da Secretaria de Segurança Pública, somando mais de mil homens espalhados pelas ruas da cidade durante a ação”, disse.

Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, o trabalho dos agentes na operação foi na verificação dos veículos e dos condutores. “Nas operações anteriores identificamos muitos motoristas dirigindo embriagados ou com veículos roubados. Estamos trabalhando em conjunto para verificar em tempo real a condição de cada veículo e motorista abordado na operação”.

Roberto Brasil