Operação Presença 22 tem saldo positivo

By -

operacao-presenca-22_4A Operação Presença 22, deflagrada pela Polícia Militar do Amazonas no último fim de semana, recuperou veículos, deteve pessoas e apreendeu drogas. As ações já impactam na manutenção dos baixos registros de crimes na capital, em comparação com os números registrados no final do mês de julho e nas primeiras semanas do mês de agosto.

De acordo com o subcomandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel PM Cláudio Silva, respondendo pelo CPM, foram empregados na Operação Presença 22 cerca de 700 policiais militares e 200 viaturas de quatro rodas e duas rodas, em dezenas de barreiras policiais, montadas por turno de serviço em toda a capital, visando a apreensão de drogas, veículos irregulares e infratores.

operacao-presenca-22_2As ações, de acordo com as informações do tenente-coronel Cláudio Silva, impactaram na manutenção de baixos índices de mortes violentas na capital. Foram abordados 13.547 veículos no geral, e 36.472 pessoas, além da fiscalização de 153 bares e similares; foram registrados apenas 20 casos de pessoas envolvidas com o tráfico de entorpecentes; apreensão de 7 sete armas de fogo; 15 quinze veículos recuperados e 32 apreendidos; 20 pessoas presas em flagrante; além de 59 apresentadas aos Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e 13 assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

operacao-presenca-22_1“Reduzir e prevenir a criminalidade na cidade de Manaus e municípios do interior do Estado é o nosso foco, pois, a Polícia Militar continua cumprindo diariamente o seu papel de mantenedora da vida dos cidadãos, uma missão realizada com muita dedicação e presteza à população amazonense”, ressaltou o comandante geral, coronel Gilberto de Andrade Gouvêa.

Conforme dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), desde que a operação teve início, o número de delitos graves caiu consideravelmente, bem como o número de mortes violentas e por envolvimento com o tráfico de drogas. A ação visa realizar buscas em pessoas e veículos com o objetivo de coibir porte ilegal de arma, furto e roubo de veículos, tráfico de drogas e outros crimes.

operacao-presenca-22_3Várias blitze foram formadas mobilizando vários batalhões de policiamento da capital e interior e comandos especializados em locais estratégicos da cidade em alguns municípios, como Parintins, Humaitá, Barreirinha, Boca do Acre e Lábrea. As principais rodovias interestaduais e intermunicipais de acesso à Região Metropolitana da capital também foram monitoradas.

Roberto Brasil