Operação Integrada reforça policiamento no Festival Folclórico de Parintins

By -
Cerca de 512 servidores públicos vão estar trabalhando na festa dos bumbás

Cerca de 512 servidores públicos vão estar trabalhando na festa dos bumbás

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) inicia nesta quinta-feira (23), a Operação Integrada de Parintins 2016, com reforço de policiamento ostensivo e ações preventivas, durante a realização do Festival Folclórico. O assunto foi discutido durante a reunião quinzenal dos órgãos de Segurança Pública do Estafo nesta terça-feira (21), coordenada pelo secretário Sérgio Fontes.

Cerca de 512 servidores, entre policiais Civis, Militares, agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM),  Bombeiros Militares e peritos do Departamento  de Polícia Técnico-Científica (DPTC), atuarão diretamente na festa, a partir de sexta-feira (24).

Toda a operação será coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que será instalado no Bumbódromo. De acordo com o secretário-executivo-adjunta de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM, Dan Câmara, neste ano, as ações de segurança contarão com apoio da Prefeitura de Parintins, fiscalização de bares e estabelecimentos, atuando com o poder de polícia administrativa.

Ele destacou que as frentes de atuação serão realizadas conforme as demandas de um grande evento: policiamento ostensivo, inteligência, segurança no trânsito, salvamento, defesa civil e outros.  “Nesse ano, vamos ganhar muito com a participação efetiva dos órgãos da Prefeitura de Parintins, que irão atuar na fiscalização de bares e estabelecimentos, juntamente com a Central Integrada de Fiscalização”, disse Dan.

Ele ressaltou que pelo menos dez câmeras de segurança serão instaladas no município, para monitoramento dos principais pontos de concentração de pessoas. “O monitoramento de câmeras é um reforço para o policiamento comum, já que por meio deles, podemos ver de imediato as ocorrências e demandar pronta-resposta”, disse Dan.

Do Sistema de Segurança, participam da Operação Parintins de 2016, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, DPTC, Corregedoria-Geral, Ouvidoria-Geral do Sistema de Segurança e Detran. A previsão é que a maior parte dos servidores cheguem a cidade até a próxima quinta-feira.

Roberto Brasil