‘Operação Catraca’ reforça segurança nos ônibus e terminais

By -

catraca-operacao-pmam-1A Polícia Militar iniciou nesta sexta-feira, 18 de novembro, mais uma fase da ‘Operação Catraca’, ação preventiva para inibir assaltos a ônibus em Manaus. O principal objetivo da Operação é reduzir as ocorrências de assaltos a transporte coletivo, com abordagens móveis e fixas. Barreiras surpresas serão montadas em diversos pontos da cidade ao longo do final de semana, com atenção especial para bairros das zonas Norte e Leste.

A ação acontece por meio de abordagens com viaturas e a pé, com policiais embarcados nos ônibus, para vistoria dos veículos em circulação nas principais avenidas e ruas estratégicas. Durante as abordagens, os policiais conversam com passageiros, orientam motoristas e cobradores e realizam revistas. Além das Companhias Interativas Comunitárias (CICOM’s), as ações também serão feitas pela Força Tática.

catraca-operacao-pmam-3De acordo com o comandante de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Franclides Ribeiro, a operação acontece em toda cidade e será intensificada neste final de semana. “Essa operação tem como finalidade reforçar o policiamento, principalmente nas zonas Norte e Leste, com fiscalizações em ônibus para verificar as situações de risco, garantir a segurança do usuário do sistema, de motorista e cobradores, reforçando a segurança com barreiras policiais e abordagem a ônibus e a motocicletas” explicou.

Nas abordagens móveis, as viaturas policiais passam nos locais com maior incidência de roubos, parando ônibus para revistar os passageiros em situação suspeita. Em outra modalidade de abordagem móvel, policiais embarcam em ônibus de diversas linhas, percorrendo toda a região compreendida pela rota.

catraca-operacao-pmam-2Nas abordagens fixas, os policiais montam barreiras em grandes avenidas para vistoriar transportes coletivos. Nesse tipo de abordagem, as equipes também coletam informações com passageiros nos terminais de integração, para diligências policiais e prisão de suspeitos.

Quem acompanhou a fiscalização na tarde desta sexta-feira aprovou. É o caso do motorista Sóstenes Lucena, 57, que teve o veículo parado em uma abordagem nesta sexta-feira, a ação ajuda a afastar os criminosos. “Contribui bastante para afastar. Esse tipo de batida ajuda a inibir os meliantes”, disse.

catraca-operacao-pmam-4De acordo com o coronel Franclides Ribeiro, a Operação segue uma dinâmica de esgotar os meios de abordagens para impactar na redução dos índices de assaltos. “A ‘Operação Catraca’ é um braço da ‘Operação Transporte Seguro’, que compreende vistorias a carros de passeio e outros tipos de veículos, em áreas com maiores índices de assaltos com o intuito de diminuir essas estatísticas”, disse.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), cerca de 220 pessoas foram presas, somente este ano, suspeitas de participação em assaltos a ônibus do transporte público em Manaus. As prisões foram realizadas pelas Polícias Civil e Militar e Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop).

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, os números mostram que este tipo de crime tem recebido atenção de forma sistemática das forças estaduais de segurança, embora haja a necessidade de se pensar em medidas a curto, médio e longo prazo, cumprindo o papel da SSP-AM, que é nortear as políticas de segurança do Estado.

Roberto Brasil