Ônibus da Justiça Itinerante chega ao Parque Lagoa do Japiim

By -

justica-itinerante-onibus

A Justiça Itinerante está desde o início desta semana no Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, o Lagoa do Japiim, no bairro homônimo, na zona sul de Manaus. O ônibus fica no local até o dia 13 deste mês. A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Desembargadora Graça Figueiredo, incentiva o programa, que ajuda, principalmente, a desburocratizar causas de natureza consensual.

No primeiro semestre deste ano, das 988 audiências marcadas, 734 foram realizadas. No ano passado, foram selados 1.090 acordos, movimentando cerca de R$ 1,85 milhão. “O planejamento no primeiro semestre foi positivo. Buscamos universalizar o atendimento e atender praticamente todas as zonas da cidade, facilitando o acesso dos cidadãos à Justiça Itinerante. Levamos o atendimento a algumas localidades que ainda não havíamos contemplado ainda. A ideia é reproduzir isso no segundo semestre”, afirmou o juiz Alexandre Novaes, coordenador do projeto.

Na Justiça Itinerante, o cidadão poderá ajuizar ações no valor de até 20 salários mínimos, sem advogado, na área cível (para cobrança de dívidas, indenização por danos materiais e morais, questões de direito do consumidor, entre outras) e ações de natureza consensual na área de família, como pensão alimentícia, divórcio, guarda de filhos e reconhecimento voluntário de paternidade. As atividades são desenvolvidas com o auxílio de advogados voluntários, além de servidores do Tribunal.

Cronograma

Novos números de telefone foram disponibilizados para os atendimentos da Justiça Itinerante. Agora o contato pode ser feito através dos (9) 9359-7787/ (9) 8416-6684/ (9) 8146-7106.

Confira onde estará a justiça itinerante neste fim de ano: 03/11 a 13/11 – Parque Lagoa do Japiim – Japiim I; 16/11 a 27/11 – Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou – Santo Antônio e 30/11 a 18/12 – Praça da Polícia – Centro no  horário de  08h às 12h.

Mario Dantas