ONG realiza campanha de arrecadação de ração e ajuda animais abandonados e resgatados

By -

20151226_102857

No sábado passado (26), a Organização União de Política Animal (UPA) realizou na feira do Santo Antônio uma das ações que fazem parte da 2ª edição da campanha NatAU MIAU – “Por um Natal sem fome!”. A iniciativa visa alimentar cães e gatos resgatados e em situação de abandono nas ruas da cidade.

 

A ideia nasceu em 2014 com o objetivo de arrecadar ração para alimentar animais resgatados pela UPA e por protetores independentes. A primeira edição teve duração de 10 dias e arrecadou 631 kg de ração. Na ocasião, 10 protetores que atuam com resgates de animais de rua foram escolhidos e seus animais, presenteados com ração.

 

20151226_105946

“Nós, da UPA, percebemos a necessidade de apoiar pessoas que resgatavam, mas que não tinham condições de alimentar muitos animais e também queríamos saciar a fome de alguns animais nas ruas, afinal são centenas deles. Vimos que em Manaus não havia uma campanha desse porte e resolvemos investir na ideia. E deu certo! No final da 1ª campanha que ocorreu na semana do Natal, fomos na casa de cada protetor para realizar a entrega das rações e nosso Natal foi bem mais feliz! Esse ano, em parceria somente com empresas e órgãos públicos, já ultrapassamos a marca de arrecadação no ano passado, o que era nosso objetivo”, destaca Elizandra Alves, Diretora da UPA.

 

Na edição atual a campanha foi aprimorada. Além de contar com o apoio de pet shops que funcionaram como postos de coleta, também foi possível realizar parcerias com distribuidoras de ração, instituições de ensino superior e órgãos públicos, como Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

hh

Outra novidade dessa edição foi justamente a ação que ocorreu na feira do Santo Antônio, em frente à Câmara Municipal de Manaus (CMM). Membros da UPA chegaram cedo, com parte da ração arrecada durante a campanha, para alimentar cães e gatos que vivem no entorno da feira e da Câmara.

 

Segundo o Presidente da UPA, Diego Alencar, o local foi escolhido de forma estratégica: “A escolha do lugar se deu por dois motivos: primeiro porque já sabíamos que nessa feira vivem muitos animais; o outro é chamar a atenção da população e do poder público para a responsabilidade que todos possuem quanto à proteção dos animais. Por se tratar de uma feira, as pessoas acabam abandonando seus animais com a falsa ideia de que eles terão alimento fácil, o que não é verdade.”

 

Além de saciarem a fome e a sêde de cerca de 50 animais, a UPA também aplicou carrapaticidas, vermífugos, remédios nos ferimentos de alguns animais, fez limpeza de higiene básica e proporcionou um dia de carinho, amor e atenção para esses animais que a cada dia lutam para sobreviver nas ruas da nossa cidade. A próxima ação já está planejada e logo será divulgada nas mídias sociais.

 

Parceiros

 

O sucesso dessa Campanha ocorreu principalmente em razão do apoio recebido dos seguidores da UPA nas redes sociais e dos parceiros que acreditaram nesse projeto: Faculdades ESBAM, Universidade Nilton Lins, Royal Canin, Prime Distribuidora, Comercial Risadinha, Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (CAAMA), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Conselho Regional de Medicina Veterinária Amazonas (CRMV/AM), Prontovet – Prontoatendimento Veterinário, Petshop e Consultório Veterinário Auquimia e os pet shops Latidu’s Dog, Petshop e Clínica Veteriinária É O Bicho e Petshop Lat & Mia.

Mario Dantas