Olimpíada da Terceira Idade começa nesta sexta-feira

By -

olimpiada-terceira-idade3Começa nesta sexta-feira, 19, a 16ª Olimpíada da Terceira Idade, com o tema “Manaus Cidade da Inclusão. É a Terceira Idade com a sua participação”. Promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), a competição é direcionada a pessoas com idade a partir de 50 anos e será realizada até o dia 26 de setembro. 

A Olimpíada é organizada para promover a inclusão social e visa a qualidade de vida dos idosos. Os jogos serão realizados nos naipes masculino e feminino e, em alguns casos, terá ainda equipes mistas, conforme a particularidade das atividades.

olimpiada-terceira-idade1A abertura da Olimpíada será logo mais, às 17h, no Parque Municipal do Idoso (PMI), no Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Segundo o Núcleo de Gerência de Atividades Especiais da Semjel, responsável pela organização dos jogos, há 2,5 mil pessoas inscritas nas disputas, pertencentes a 32 grupos ou instituições.

Os inscritos poderão participar de jogos nas seguintes modalidades: atletismo, natação, lançamento de alvo, lance livre na cesta, jogo de argolas, boliche, tênis de mesa, futpênalti, taco no disco, bocha, jogo de malha, voleibol, dominó, xadrez, chute a gol e concurso de dança – essa última com tempo máximo de apresentação de quatro minutos e na qual serão aceitas todas as modalidades, desde que estejam dentro do tema da coreografia e ritmo de música, com livre escolha.

olimpiada-terceira-idade2“Elaboramos um plano diversificado de práticas esportivas que, com toda a certeza, irá contribuir, de maneira significativa para o bem estar de pessoas da terceira idade. Exercícios aeróbicos, como a dança, terão papel fundamental no sucesso da competição”, declarou a coordenadora do evento pela Semjel, Laila Almeida.

O secretário da Semjel, Elvys Damasceno, explicou que a secretaria valoriza e promove diversas atividades direcionadas aos idosos por meio dos Centros de Esporte e Lazer (CELs) da cidade. “É importante a valorização destas pessoas que tanta contribuição já prestaram em suas vidas, para a própria cidade de Manaus, e a Semjel faz isso”.

Premiação – A premiação dos participantes será feita individualmente, por modalidade e por categoria, sendo constituída da seguinte forma: 305 medalhas de ouro, 305 medalhas de prata e 305 medalhas de bronze, totalizando 915 medalhas.

Roberto Brasil