Olimpíada da 3ª Idade começa nesta sexta-feira (18)

By -

olimpiada-terceira-idadeComeça nesta sexta-feira, 18, e segue até o dia 25 deste mês, a 17ª edição da Olimpíada da 3ª Idade, um evento desportivo que tem a finalidade de promover o intercâmbio social, recreativo e desportivo entre as pessoas acima de 50 anos. A Olimpíada será realizada pela Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

O secretário Sildomar Abtibol acredita ser importante o incentivo junto a esse segmento, para mostrar que a prática de esporte não tem limite de idade, depende apenas de vontade e preparação técnica para disputar.

Ao todo 15 modalidades adaptadas para a 3ª idade serão disputadas nesta edição da Olimpíada, tais como, dominó, bocha, voleibol, futpênalti, chute a gol, lançamento ao alvo, jogo de boliche, lance livre na cesta, taco no disco, jogo de argolas, natação, jogo de malha, atletismo, tênis de mesa e um concurso de dança.

As modalidades serão disputadas nos naipes masculinos e femininos, podendo, em algumas delas, o time ser misto, variando de acordo com a sua particularidade. Dentro das modalidades, as disputas serão dividias em quatro categorias por idade:

Categoria I: de 50 a 59 anos, nascidos em 1965 a 1959;

Categoria II: de 60 a 64 anos, nascidos em 1955 a 1951;

Categoria III: de 65 a 69 anos, nascidos de 1950 a 1946;

Categoria IV: de 70 anos em diante, nascidos antes de 1945.

Disputas – As disputas serão realizadas em três locais diferentes, de acordo com a modalidade. São eles: Mini Vila Olímpica do Corado, localizada na alameda Cosme Ferreira, n° 871, bairro Coroado II, zona Leste; Parque Municipal do Idoso, localizado na rua Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul; Quadra Idoso Feliz e Pista de Atletismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizadas no Minicampus da universidade, localizada na  av. General Rodrigo Octávio, n° 6.200, Coroado I, zona Leste.

Para os campões de cada modalidade, serão distribuídas medalhas conforme a colocação, além de que a melhor torcida também ganhará um troféu. Ao final da competição, será feita uma contagem de pontos e os três melhores lugares receberão um troféu pela participação na 17ª Olímpiada da 3ª Idade.

Roberto Brasil