Oficina orienta organizadores de festivais a ficarem aptos a receber apoio da prefeitura

By -
A ideia é orientar e estimular a participação dos interessados

A ideia é orientar e estimular a participação dos interessados

Moradores, líderes comunitários, ligas e associações que realizam festivais folclóricos nos bairros têm uma nova oportunidade para participar, nesta sexta-feira, 29, às 18h, de uma oficina sobre elaboração de projetos, propostas e participação no Edital de “Apoio a Festivais Folclóricos de Bairro”. A oficina é promovida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que está com o Edital aberto até dia 3 de maio.

De acordo com o presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, a ideia é orientar e estimular a participação dos interessados em receber apoio da Prefeitura de Manaus na realização dos festivais folclóricos na cidade.

“Com a oficina tentamos mostrar para esses organizadores que não há mistérios na elaboração das propostas que devem ser apresentadas para a concorrência. Ao contrário, é uma maneira de se fazer um trabalho sério, com isenção e credibilidade, e a Manauscult está aqui para incentivar e prestar todos os esclarecimentos para que o processo flua positivamente”, destacou o diretor-presidente. De acordo com Bernardo, o processo é idêntico ao que foi realizado com as bandas de Carnaval, quando 97 iniciativas receberam apoio da Prefeitura.

Na última segunda-feira, 25, para esclarecer dúvidas sobre o edital de nº 001/2016 de “Apoio a Festivais Folclóricos de Bairro” e auxiliar na elaboração e preenchimento das propostas, a Manauscult realizou a primeira oficina com os representantes de bairros e ligas folclóricas que irão concorrer para a concessão de apoio de serviços de sonorização, iluminação, palco, tablado e equipamentos similares.

Aberta desde o dia 14 de abril, a chamada pública vai contemplar até cem propostas para realização dos festivais nos bairros. Para concorrer, os inscritos deverão estar de acordo com os principais critérios exigidos no edital, tais como apresentar proposta; comprovar interesse público e participação popular; comprovar a realização do evento há pelo menos duas edições anteriores; apresentar propostas e ações de redução de impactos sociais e ambientais, bem como garantia de direitos. As propostas serão analisadas pela comissão técnica composta por três integrantes da Manauscult.

O matemático e presidente da Liga de Moradores do bairro do Armando Mendes, Andelison Brandão, participou da primeira oficina e destacou os benefícios para quem participa desses encontros. “A realização dessas reuniões é memorável. É a primeira vez que eu, como presidente de bairro, estou concorrendo, e isso me ajuda a compreender melhor as exigências que devem conter na proposta. Tendo conhecimento disso, fico no mesmo nível que os veteranos para concorrer ao edital, e assim aumentam nossas chances de poder realizar a festa em nossa comunidade”, ressaltou.      

Da proposta

A proposta deverá conter ofício solicitando ao diretor presidente da Manauscult apoio ao evento; cópia da documentação do responsável do evento (RG, CPF e comprovante de residência atualizado); formulário contendo histórico do evento, portfólio e proposta; documentação comprobatória (fotografias, declarações ou cópia de autorização de anos anteriores) das informações contidas no formulário em papel sulfite formato A4, grampeadas e em envelope lacrado sem encadernação.

Vedações

Serão vetados aquelas que apresentem proposta ou evento fora do prazo; apresentem proposta incompleta; eventos que não atendam aos critérios ou que não apresentem documentação comprobatória de atendimento aos mesmos; iniciativas que restrinjam a participação do público mediante a necessidade de pagamento de qualquer espécie.

A Manauscult disponibilizou uma equipe para dar orientações e esclarecer dúvidas sobre as inscrições. Os eventos deverão ser realizados de 10 junho a 28 de agosto. As inscrições devem ser entregues até o dia 3 maio, no setor de protocolo da fundação, localizada na avenida André Araújo, 2767, Aleixo, em horário comercial. O edital completo está disponível no link  http://manauscult.manaus.am.gov.br/edital-de-apoio-a-festivais-folcloricos-de-bairro-2016/

Roberto Brasil