Oficina Natal Sustentável no Parque do Mindu terá edição especial

By -

oficina-natal-sustentavel-1A Prefeitura de Manaus irá oferecer uma edição especial da Oficina Natal Sustentável, voltada para a confecção de peças decorativas natalinas a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos, no Parque Municipal do Mindu.

A edição especial, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), será destinada ao público que frequenta o parque,  dentro do Projeto Agita Mindu, com a participação dos idosos da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati).

A oficina Natal Sustentável é uma das várias oficinas oferecidas pela Semmas, no Espaço Ecam da Cidadania Ambiental, do Uai Shopping São José, na Zona Leste, e encerra anualmente o calendário de atividades do Programa Uniambiente, desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental (Diea) da Semmas. Somente este ano, de janeiro até 15 de novembro, 4.836 pessoas participaram de oficinas no Espaço Ecam do Shopping São José.

O Ecam funciona por meio de parceria mantida entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa).

De acordo com o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, devido a grande procura no Espaço Ecam, a Diea resolveu expandir a atividade para o Parque Municipal do Mindu, em dias e horários específicos, como mais uma oportunidade de aprendizado em reaproveitamento para a população.

No Parque do Mindu, que fica situado no Parque Dez, a oficina acontecerá na próxima quinta-feira, 19, das 8h30 às 11h, com aulas sobre técnicas de reaproveitamento de pet, jornal, revista e papelão.

oficina-natal-sustentavel-2A oficina ficará sob a responsabilidade dos técnicos em educação ambiental Francisca Godinho e Joaquim Félix. Na semana seguinte, a oficina será oferecida no dia 26/11, no mesmo horário e local. Para quem preferir o Espaço Ecam Uai Shopping, o Programa Uniambiente prosseguirá até o dia 26/11, com aulas diárias da oficina de desenho de mandalas, a partir do reaproveitamento de CDs. A oficina será ministrada pela coordenadora do Espaço Ecam, Leide Nogueira, servidora da Semmas.

Os interessados em participar das duas oficinas (no Parque do Mindu e no Ecam Uai Shopping) podem realizar as inscrições nos dois locais. Maiores informações podem ser obtidas junto à Diea, pelo telefone 3236-8587.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, destaca a importância das oficinas como instrumentos de sensibilização. “Estamos prestes a finalizar mais um ano de atividades voltadas para a sensibilização e melhoria da qualidade de vida da população. No caso das oficinas, estimulamos as pessoas a separarem resíduos que poderiam estar sendo descartados nas ruas e igarapés da cidade, o que é muito importante”, afirmou.

Para 2016, além das atividades no Ecam Uai Shopping, a Semmas pretende levar as oficinas para as associações comunitárias e clubes de mães em todas as zonas da cidade.

As oficinas têm como objetivo estimular o reaproveitamento de resíduos sólidos e  proporcionar uma alternativa de geração de renda aos participantes, uma vez que eles podem comercializar as peças que produzem, a exemplo de árvores de Natal, guirlandas, anjos, cadeiras, mesas, puffs, luminárias, entre outros objetos. “Depois das oficinas,  os participantes são incentivados a atuar como multiplicadores de informação nos bairros e comunidades onde vivem, ampliando ainda mais essa rede de proteção ao meio ambiente e reaproveitamento”, garantiu Raimundo Araújo.

Roberto Brasil