Oficina apresenta comunidades ribeirinhas de Manaus para moradores do Puraquequara

By -

Comunidades Ribeirinhas2

Vencedor do Edital Prêmio Audiovisual da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) de 2014, o projeto “Comunidade Ribeirinhas de Manaus – Do Preto ao Amarelo” será apresentado amanhã, 7, das 8 às 12h, para estudantes da Escola Municipal Professor Emmanuel Rebelo da Cunha e moradores do Puraquequara, zona Leste de Manaus.

A oficina é uma contrapartida do apoio dado pela Prefeitura de Manaus para a realização do projeto que catalogou mais de 60 comunidades no entorno da capital amazonense.

Coordenadora e produtora do projeto, Suzana Cláudia, visitou diferentes localidades às margens do rio Negro e Alto Solimões durante um ano, em parceria com o produtor Carlos Agustin, para identificar e abordar as principais diferenças de localização geográfica das regiões onde se encontram as comunidades com acesso exclusivamente fluvial.

Comunidades Ribeirinhas

“Eu, Carlos e mais duas pessoas percorrermos várias comunidades, conversamos com moradores, conhecemos a realidade e todo esse trabalho resultou num CD ROM que apresenta as comunidades onde se chega apenas pelo rio, todas localizadas no território de Manaus”, comentou Suzana.

No total, foram identificadas 62 comunidades com essas características. A pesquisa iniciou em 2014 e foi finalizada em dezembro de 2015. “Esperamos com esse material divulgar nas escolas para que os alunos conheçam essas comunidades que muitas não estão nem no mapa”, finalizou a coordenadora.

Mario Dantas