Oferta de mamografia nas Unidades Móveis é 50% maior que a demanda

By -
As Unidades Móveis funcionam das 8h às 17h

As Unidades Móveis funcionam das 8h às 17h

Durante o Dia Nacional da Mamografia celebrado em 5 de fevereiro, a Prefeitura de Manaus comemorou uma capacidade de oferta de exames que supera, em média, 50% a procura pelo serviço nas quatro Unidades Móveis de Saúde da Mulher. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que realizou, de janeiro a novembro de 2014, 24.963 exames de mamografia na rede municipal de saúde.O gerente do Programa Saúde Manaus Itinerante, William Terra, explicou que no mês de janeiro deste ano, por exemplo, foram oferecidos 1,8 mil exames para mamografia nas Unidades Móveis, mas apenas 794 vagas foram preenchidas. “Uma demanda por mamografia menor do que a capacidade de oferta do serviço tem sido uma tendência observada nas Unidades Móveis. Um dos motivos é por se tratar de um exame que, normalmente, deve ser feito a cada dois anos, ou seja, muitas mulheres que realizam o exame não precisam procurar o serviço no ano seguinte. Além disso, a mamografia é recomendada, prioritariamente, para mulheres com 40 anos ou mais, a não ser quando há indicação médica específica para o caso”, destacou.

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher oferecem, diariamente, 40 vagas para mamografia. O agendamento das vagas ocorre de acordo com a localidade onde está sendo realizado o atendimento.

A Semsa procura observar a real necessidade dos moradores de cada comunidade onde há o atendimento com uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher. “Alguns bairros já contam com uma demanda existente identificada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na comunidade e, por isso, o agendamento ocorre exclusivamente pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Mesmo assim, sobram vagas para o exame de mamografia no sistema. Em alguns locais, considerados como vazios assistenciais por contar com um menor número de UBSs, o agendamento não precisa ser feito pelo Sisreg e o atendimento ocorre por demanda livre”, disse Terra.

São ofertadas diariamente 40 vagas para mamografia

São ofertadas diariamente 40 vagas para mamografia

Para realizar o exame de mamografia, mulheres com até 39 anos de idade devem apresentar requisição médica, documento de identidade e CPF. Para mulheres com 40 anos ou mais, é necessário apresentar somente os documentos pessoais.

Além das quatro Unidades Móveis, a rede municipal de saúde também oferece o exame de mamografia em cinco Unidades de Saúde sendo elas a Policlínica Alfredo Campos e Policlínica Dr. Antônio Comte Telles (na zona Leste); Unidade Básica de Saúde Sálvio Belota (na zona Norte), Policlínica Djalma Batista (na zona Oeste) e Policlínica Dr. Antônio Reis (na zona Sul).

Ultrassonografias

As quatro Unidades Móveis de Saúde da Mulher também disponibilizam exames de ultrassonografias (abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide e mamas). Cada uma das Unidades Móveis oferece 50 vagas para as ultrassonografias diariamente, de acordo com a demanda para o tipo de exame. Há limitação de vagas somente no caso dos procedimentos mais complexos e demorados, como a ultrassonografia de mama e tireoide, com a oferta de seis vagas diárias para cada uma.

Mesmo para a ultrassonografia, informou William Terra, a demanda pelo exame é em média 15% menor do que a capacidade de oferta do serviço. “Esse número pode ser bem maior em alguns meses. No último mês de janeiro, das 2.250 vagas ofertadas, apenas 1.437 foram preenchidas. Nesse caso, percebemos que a menor demanda ocorre porque o paciente não comparece ao exame marcado”.

Para realizar o exame de ultrassonografia, o paciente deve apresentar requisição médica, RG e CPF. No caso da ultrassonografia das mamas, mulher precisa apresentar o último exame de mamografia. As Unidades Móveis funcionam das 8h às 17h e a programação, com local de atendimento, serviços disponibilizados e requisitos, pode ser consultada no sitewww.semsa.manaus.am.gov.br.

Roberto Brasil