Obras de expansão da rede de gás natural ao Vieiralves chegam a 90%

By -

obras-da-cig_s-ocorreram-pela-noite-e-aos-fins-de-semana-no-vieiralves-e-djalma-batista-2

Com os furos direcionais finalizados, as obras de expansão da rede de gás natural da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) no Conjunto Vieiralves e avenida Djalma Batista chegaram a 90%. Já são mais quatro quilômetros de dutos para atender comércios e residenciais da região, que deverá receber o combustível a partir de abril de 2017.

Da terceira semana de maio até então, a vida de motoristas, pedestres e residentes da zona centro-sul de Manaus não foi alterada. Muitos sequer perceberam, mas nesse período, sempre de segunda a quinta-feira, foram executadas obras de implantação da rede de distribuição de gás natural, especificamente em vias do Vieiralves e trecho da Djalma Batista. Com método não-destrutivo e preocupação com a via pública, a obra chegou à reta final sem grandes transtornos.

Em trechos das vias Salvador, Mario Ypiranga, Maceió, Pará e Djalma Batista, tubos de aço carbono unidos por solda foram introduzidos no subsolo a partir de furo direcional, com máquina perfuratriz, ou seja, sem abertura de valas nas vias. Parte da avenida Darcy Vargas também será contemplada pelo trajeto. No total, foram 35 furos realizados.

obras-da-cig_s-ocorreram-pela-noite-e-aos-fins-de-semana-no-vieiralves-e-djalma-batista

Executado sempre entre 21h30 e 5h30, o trabalho é encerrado aos primeiros sinais de sol nascente para evitar impactos no trânsito da manhã. Nas vias, limpeza e recapeamento provisório, porém qualificado. “Todo buraco na pista é recuperado no mesmo dia com aterramento adequado, limpeza da pista e asfalto frio, de forma provisória. Quando atingimos a demanda mínima para compra do asfalto quente, o definitivo, recapearemos a via com qualidade igual ou superior da mesma”, ressalta o gerente de engenharia da Companhia, João Salomão.

A etapa final de implantação do novo trecho da rede consiste na instalação de caixas de válvulas, que servem para bloqueios de emergência, futura expansão da rede ou novas interligações. A conclusão do projeto está prevista para o mês de fevereiro. Após teste final da nova malha de dutos, a Cigás estima atender em curto e médio prazo aproximadamente 100 estabelecimentos comerciais e residenciais na região.

Mario Dantas