Obras de drenagem na Tapajós têm prazo prolongado

By -

drenagem-tapajos 01As obras de ampliação da rede de drenagem profunda executadas pela Prefeitura de Manaus na rua Tapajós, centro da cidade, se estenderão por, pelo menos, mais 15 dias. Devido à complexidade da obra e o período chuvoso, o serviço está sendo executado em um ritmo necessariamente mais lento. 

No total, 90 metros da rede de drenagem, que compreende as ruas Tapajós e Tarumã, estão sendo substituídos por uma nova tubulação, com mais de um metro de largura cada tubo, que proporcionará o dobro da capacidade para o escoamento das águas pluviais. Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Além do tempo instável, com a ocorrência de chuvas ao longo da semana, a profundidade onde se encontram os tubos tem requerido uma atenção maior na execução do serviço e, portanto, tem exigido mais dias que o planejado.

drenagem-tapajos 02Mais de 15 homens trabalham no local diariamente. “As obras ainda estão em andamento, porque a tubulação era mais profunda do que imaginávamos. Para acessar e realizar a troca dos tubos precisamos fincar peças de madeira para evitar desmoronamento na obra e, assim, garantir a segurança dos trabalhadores”, explica o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto.

Via interditada

A área foi isolada e parte da via interditada. Durante os serviços, dois agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) atuam no local para orientar os condutores sobre as rotas alternativas.

Com a alteração, para acessar o centro da cidade ou a rua Leonardo Malcher o condutor deverá seguir pela rua Tarumã até a avenida Getúlio Vargas. Assim, poderá chegar na Leonardo Malcher e outras vias da Zona Sul. O condutor que está na rua Tapajós poderá utilizar a rua Dr. Machado para sair do Centro em direção ao bairro através das avenidas Getúlio Vargas ou Joaquim Nabuco.

Roberto Brasil