OAB-AM vai prestar assistência jurídica gratuita no Centro de Referência dos Direitos das Mulheres da Prefeitura de Manaus

By -

AH9Y6274

A seccional do Amazonas por meio das Comissões Pró Bono e OAB Mulher vai prestar assistência jurídica gratuita às mulheres em situação de violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial e que estiverem sendo acompanhadas pelo  Centro de Referência dos Direitos das Mulheres (CRDM) da Prefeitura de Manaus. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (30) pela vice-presidente da OAB-AM, Adriana Lo Presti Mendonça, durante a solenidade de inauguração do Centro, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

“Queremos somar com a Prefeitura de Manaus nessa importante iniciativa. A OAB-AM é a casa das boas causas e vamos por meio da comissão Pró Bono e da OAB Mulher prestar essa assistência para que as mulheres atendidas no Centro de Referência possam também receber uma orientação jurídica nas situações em que forem vitimizadas. Hoje, as mulheres não estão mais passivas diante dos casos de violência e nós acreditamos nessa capacidade que muitas têm de dar a volta por cima”, disse Adriana ao destacar também que a Ordem mantém uma agenda permanente em torno da mulher advogada.

AH9Y6323

O Centro de Referência dos Direitos das Mulheres (CRDM) será gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). A subsecretária da pasta, Monica Santaella disse que o espaço tem o objetivo de ouvir e orientar as mulheres para que não se sintam desamparadas ao se verem diante de uma situação de violência.

O CRDM irá contar também com atendimento para mulheres em situação de risco pessoal e social  por ocorrência da violência; atendimento psicológico individual e em grupo para a mulher e seus filhos, fortalecendo os mecanismos, resgate da autoestima e reduzindo danos; atendimento pedagógico identificando o nível de escolaridade e encaminhamento para a rede educacional. Arte-terapia também será trabalhada no centro como forma de potencializar a criatividade e o desejo da transformação social.

A solenidade de inauguração do Centro teve a presença do prefeito Arthur Neto que fez questão de agradecer a iniciativa da OAB-AM de prestar suporte jurídico às mulheres atendidas pelo espaço. “Fico muito feliz de ver a OAB-AM fazer parte de um projeto como esse. Muito obrigada mesmo”, disse o prefeito.

Além da vice-presidente da OAB, Adriana Mendonça, participaram também do evento a presidente da Comissão OAB Mulher, Gláucia Barbosa, vereadoras e servidores da Prefeitura de Manaus.

Mario Dantas