“O trabalho parlamentar não se limita ao plenário da Aleam”, diz Josué Neto

By -
Dep. Josué Neto

Dep. Josué Neto

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), disse nesta quarta-feira (09), que o trabalho dos deputados não se limita ao plenário da Casa, e que 95% das ausências dos parlamentares são por conta de trabalhos externos, em municípios do interior do Estado. O presidente disse ainda que alguns trabalhos são cumpridos nos dias de sessão porque são definidos de acordo com a necessidade de cada município, e não pela disponibilidade do parlamentar. As informações foram dadas da tribuna da Casa, nesta quarta-feira, em comentário a matéria veiculada no jornal Diário do Amazonas.

“Na grande maioria das vezes, eu diria que 95% das vezes, o colega que não está aqui na sessão, está trabalhando em outro ambiente. Porque não é aqui que se produz 100% do nosso mandato. O mandato se divide em várias fases, seja aqui, seja em algum município, porque o deputado é deputado do Estado, não só da capital. É deputado do Estado do Amazonas”, afirmou Josué Neto explicando que as faltas abonadas são aquelas para as quais o deputado apresentou justificativa.

Segundo o presidente, o trabalho realizado na Casa é o de divulgação de denúncias, debate de assuntos, apresentação de demandas, de projetos, requerimentos, indicações, mas os dados que são usados em cada projeto, denúncia, ou cobranças, são colhidos fora da Aleam, na maioria das vezes pelo próprio deputado. “Na grande maioria das vezes os deputados estão nos municípios conversando participando de reuniões, visitando as obras, tratando com as pessoas para saber quais são os problemas daquelas famílias, daquela comunidade. E é quando voltamos que produzimos requerimentos, indicações, conversamos com os secretários”, esclareceu.

Roberto Brasil