O Rio Negro esta dentro da normalidade

By -
Valderino

Valderino Pereira

Da Redação .- Nesta terça feira o nível do Rio Negro atingiu a cota de 26,54 e subiu de ontem (segunda) para hoje  4 cm e segundo o responsável da leitura hidrográfica no Porto de Manaus, Valderino Pereira esta dentro da normalidade.

”A enchente das águas do rio Negro será de media a pequena este ano e encontra se dentro da normalidade, e comparada com a do ano passado nesta mesma data (2015) a quota era de 28,89”, afirmou o funcionário do Porto de Manaus.

Valderino Pereira disse ainda “devemos aguardar a máxima de enchente que ocorre em meados de junho e inícios de julho, mas tudo esta dentro da normalidade a não ser que aconteça algo extraordinário”. Lembrou que a mais alta enchente do rio Negro foi registrada no ano 2012 atingindo a quota mais alta (29,97).

Os rios Negro e Solimões, que cortam o Estado do Amazonas, são os únicos rios no mundo que sofrem com as cheias e vazantes em grande proporção, sendo um fenômeno natural que ocorre, em maior ou menor magnitude, devido à precipitação da chuva em toda a Bacia Amazônica. (Mercedes Guzmán)

Mario Dantas